E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Jeremias 29:13

Palavras de Deus.

  • O sacrifício para Deus.

    A Palavra de Deus em Levítico 4:1-3 fala sobre o sacrifício pelos pecados por ignorância dos sacerdotes. O livro de Levítico, em vários capítulos, detalha bem os sacrifícios que deviam ser realizados para a expiação dos pecados do povo de Israel. Na maioria dos sacrifícios, eram utilizados animais puros e sem defeito. Além disso, quando os pães e os bolos eram ofertados, todos eram sem fermento e feitos do melhor trigo ou farinha existente na época, além do uso do mais puro azeite. Tudo o que era feito pelos sacerdotes no tabernáculo era cuidadosamente preparado e sempre realizado com temor e organização. Nada poderia ser imundo; tudo o que se utilizava era perfeito.

    ​Quando os animais eram apresentados para o sacrifício pelos pecados, os ofertantes, os anciãos ou, em alguns casos, os sacerdotes colocavam as mãos sobre os animais, simbolizando a transferência do pecado para o sacrifício. O sangue dos animais era aspergido sete vezes diante do véu e colocado nos chifres do altar do incenso; o restante era derramado sobre o altar. A gordura do animal era queimada sobre o altar do holocausto. Em alguns casos, a carne ficava com os sacerdotes, mas, quando se tratava do pecado do sacerdote ou da nação, nada era comido: o restante do animal era levado para fora do acampamento e totalmente queimado. Para cada tipo de pecado ou pessoa que pecasse, era determinado um tipo de sacrifício.

    ​Os rituais de sacrifício determinados por Deus através de Moisés foram realizados espiritualmente até a morte de Jesus Cristo. Os sacerdotes judeus continuaram a realizar estes sacrifícios até a destruição do templo em Jerusalém, em 70 d.C., como Jesus já havia dito: "não ficaria pedra sobre pedra". Jesus Cristo foi enviado por Deus para substituir todo o processo de sacrifícios pelo pecado que Ele mesmo instituiu, pois o povo havia se perdido e, novamente, estava fazendo tudo aquilo que Deus havia pedido que não fizesse. Os guias da Lei Mosaica, os fariseus e saduceus, forçavam o povo a seguir a lei, mas esqueciam de praticar o que Deus mais pedia: justiça e misericórdia. Eles atavam fardos pesados sobre o povo de Israel, mas não cumpriam diversos princípios de Deus.

    ​Nosso Senhor Jesus não veio para mudar a Lei que o Pai havia instituído, mas veio para cumpri-la. Ele se fez sacrifício vivo. No lugar da oferta que foi ensinada por Moisés, Ele se fez oferta. Ele foi como um cordeiro: sem defeito, sem pecado, sem maldade, entregue a Deus como sacrifício por todos os nossos pecados. O sangue que era aspergido diante do véu e no altar foi aspergido na cruz por Jesus, e o véu do templo foi rasgado de cima a baixo, abrindo assim o Santo dos Santos. Hoje, não precisamos mais fazer sacrifícios a Deus pelo pecado, pois nosso Rei Jesus Cristo já o fez por nós.

    ​Lembre-se sempre do Cordeiro, Jesus Cristo, que se fez sacrifício vivo, sofrendo como homem pela minha e pela sua vida. Não ignore a entrega do Deus de Israel por nós, trocando a presença dEle por uma imagem, por outro deus, por um vício ou pelas coisas do mundo. Tenha temor ao falar do nome do Deus de Israel, de nosso Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo. Seja grato a Ele pelo ar da vida que Ele te proporciona. Ele criou tudo, é o cabeça da Igreja e, sem Ele, nada somos. "A Ele, por Ele e para Ele sejam todas as coisas". Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O tabernáculo de Deus.

    A Palavra de Deus, em Êxodo 40:34-38, mostra o término do primeiro tabernáculo de Israel e a glória do Senhor que enchia aquele lugar. De dia, uma nuvem espessa do Senhor repousava sobre o tabernáculo; de noite, havia fogo à vista de toda a casa de Israel em todas as suas jornadas. Quando Moisés estava no Monte Sinai, Deus ordenou-lhe que construísse um santuário para que Ele pudesse habitar no meio do povo. O projeto do tabernáculo e de todos os seus utensílios foi detalhadamente inspirado por Deus.

    ​A estrutura do primeiro tabernáculo foi feita com todo o cuidado, utilizando-se sempre o melhor que havia na época. Foram criados a Arca da Aliança, o Propiciatório, a mesa dos pães da proposição e o candelabro de ouro puro — tudo fabricado com os materiais mais preciosos, pois era para Deus. O tabernáculo dividia-se em três partes: o Pátio, o Lugar Santo e o Santo dos Santos. Cada repartição era separada por uma cortina, e o Santo dos Santos, por um véu. Conforme se adentrava no tabernáculo, o nível de santidade requerida era maior; apenas o Sumo Sacerdote podia entrar no Santo dos Santos, após um rigoroso processo de purificação. Aquele ambiente era extremamente organizado, e tudo era feito com reverência, respeito e santidade ao Senhor.

    ​Quando Deus ordenava ao povo de Israel que marchasse em direção à Terra Prometida, a nuvem de Deus se levantava do tabernáculo. Se não houvesse movimento da nuvem, eles não caminhavam. A tenda do tabernáculo era sempre montada no centro do acampamento, simbolizando que Deus era o centro de tudo. O tabernáculo representava a habitação de Deus, o caminho de aproximação, a santidade, a purificação e o prenúncio da vinda de Cristo.

    ​O tabernáculo foi mantido por Israel por aproximadamente 500 anos, até a construção do Templo de Salomão, quando a nação de Israel se estabeleceu e deixou de ser nômade. Toda essa estrutura, que ainda permanece viva hoje de outras formas, representa a busca por Deus. Naquela época, a primeira área do tabernáculo era onde os sacrifícios eram realizados para a remissão dos pecados do povo. Nas outras duas áreas, apenas homens designados por Deus poderiam entrar. Hoje, não há mais necessidade de sacrifícios para expiação, pois Jesus Cristo veio como homem sem pecado e sacrificou-se por nós. Através de sua graça, Ele nos santificou e rasgou o véu do Santo dos Santos para que tivéssemos livre acesso ao Pai.

    ​O plano de Deus para o tabernáculo foi criar um simbolismo da vinda de Cristo e da santificação de Seu povo. Nosso sacrifício hoje deve ser o arrependimento e a imediata mudança, buscando sempre estar aptos a nos apresentar a Deus com o coração limpo. Jesus Cristo, em sua infinita bondade, abriu uma porta de acesso a Deus e, graças a Ele, temos a possibilidade de nos aproximar do Criador. Nada do que Deus criou foi por acaso; tudo foi feito por Ele e para Ele. Tenha sempre em mente estas etapas da vida cristã, pois elas nos levarão ao centro de tudo: Deus. Que seu dia seja abençoado. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Só irei se o Senhor for comigo.

    A palavra de Deus, em Êxodo 33:12-15, fala sobre um momento em que Moisés roga a Deus a Sua presença. Depois daquele momento, em que o povo de Israel havia sido exortado por Moisés e por Deus sobre a idolatria à imagem do bezerro de ouro, Moisés intercede novamente, orando ao Deus Eterno e pedindo a direção para prosseguir rumo à Terra Prometida por Deus. Moisés sabia que Deus o conhecia pelo nome, pois o próprio Deus havia lhe falado que o nome dele estava escrito no livro da vida. Moisés, então, pede a Deus: "Rogo-te que me faças saber o teu caminho". Ele ainda reforça que, se Deus não fosse com ele, eles não seguiriam adiante.

    ​Em mais essa passagem, vemos a proximidade entre Deus e Moisés. No versículo 11, a Palavra diz que o Senhor falava a Moisés face a face, como qualquer um fala a seu amigo. Imagino que bênção extraordinária ouvir a voz do próprio Deus e estar próximo à Sua face. Moisés era um homem muito abençoado, mas também tinha uma responsabilidade enorme: transmitir a voz de Deus ao povo. Se Deus o escolheu, era porque ele era um homem íntegro, fiel a Deus. É claro que Moisés foi preparado por Deus desde o momento em que nasceu, crescendo no meio do povo egípcio e depois liderando a saída de Israel. Deus não apenas dá o propósito, mas também todo o recurso para o alcançarmos.

    ​Vemos também o quanto Moisés tinha fé em Deus e sabia que era totalmente dependente dEle, pois, ao falar que eles só continuariam se Deus estivesse com eles, ele demonstra que não era pelas suas forças, mas pela força de Deus que o povo permanecia de pé. Assim deve ser em nossas vidas. Tudo aquilo que vivemos e buscamos depende única e exclusivamente de Deus. Se Ele não nos der saúde, capacidade, sabedoria, inteligência e fé, nem estaríamos aqui. Somos totalmente dependentes de Deus e não de nossas forças ou outros deuses. Ao reconhecermos isso, nenhuma dificuldade irá nos abalar. Nem a morte, nem a vida, nem principados ou potestades irão nos afastar de Deus.

    ​Hoje temos acesso à face de Deus através do Espírito Santo que nosso Senhor Jesus nos deixou. Você pode se perguntar: "Mas não escuto a voz de Deus?". Hoje, diferentemente da vida de Moisés, Deus fala conosco de várias formas. Noto a presença e o falar de Deus a todo momento, seja nos livramentos, nas bênçãos recebidas, através de outras pessoas, nas orações, no culto, através da própria palavra dEle; e quem traduz e transmite toda a fala de Deus hoje é o Espírito Santo. Mas outra pergunta pode surgir: "Eu tenho o Espírito Santo?". Sim, Ele foi disponibilizado por Jesus a todas as pessoas, crentes ou gentios; o que temos que fazer é buscá-lo e sermos capacitados a recebê-lo através de nossa fé e de nossas obras.

    ​A Bíblia mostra exemplos de homens e mulheres que falavam com Deus e eram guiados por Ele em todas as situações. Saiba que o nosso Deus permanece o mesmo e nós temos também este acesso a Ele. Busque-o, adore-o, sinta a presença dEle fluir em você e através de você. Não há nada igual à presença de Deus e ela é mais importante que tudo. Deus seja louvado, hoje e sempre. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Israel e o bezerro de ouro.

    Vemos na Palavra de Deus, em Êxodo 32:1-4, a desobediência do povo de Israel em um breve momento em que Moisés e Josué estavam fora do arraial, no Monte Sinai, falando com Deus. A desobediência manifestou-se na criação de uma imagem de um bezerro, feita de ouro derretido por Arão. O povo lamentava o tempo de espera pelo retorno de Moisés e cercou Arão, pedindo-lhe que criasse deuses que fossem adiante deles, pois não sabiam o que tinha acontecido com o seu líder. Arão cedeu às reclamações daquele povo, criou um bezerro de ouro e edificou um altar para que eles cultuassem aquela imagem, agindo como se ela tivesse tirado o povo do Egito.

    ​Vemos nessa passagem o quanto o povo de Israel era infiel e impaciente. Após as grandes maravilhas que Deus havia operado e o grande livramento, tirando aquelas pessoas do Egito, o povo se esqueceu de tudo e, em apenas um momento de espera, criou uma imagem para adorar, em desobediência a Deus. Deus, que é Onisciente e Onipresente, vendo o que o povo fazia, avisou a Moisés, falou o quanto aquele povo era de dura cerviz e disse que o Seu furor se acenderia contra eles. Moisés, então, intercedeu pelo povo, mesmo antes de ver o que havia acontecido, lembrando a Deus a promessa que Ele havia feito a Israel; assim, o nosso Deus se arrependeu do mal que dissera que faria ao povo.

    ​Moisés, ao descer e ver o que o povo e Arão haviam feito, ficou irado, quebrou as tábuas de pedra e queimou o bezerro que tinham feito, reduzindo a imagem a pó. Todas aquelas pessoas que haviam adorado o bezerro de ouro sofreram com a sua desobediência. Moisés, então, intercedeu novamente pelo povo e Deus, em Sua infinita bondade, perdoou o pecado daquele povo. No versículo 33, Deus fala a Moisés: "Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim". Vemos nessa passagem um grande reforço no mandamento de Deus para que não adorássemos outros deuses.

    ​A fidelidade de Deus é imutável. Em todos os momentos da história da raça humana, Deus se mostra benigno, compassivo e zeloso diante de um povo que, muitas vezes, O entristeceu. A falta de paciência em esperar a vontade de Deus leva a decisões trágicas. Todas as vezes que tomamos a decisão de não esperar a resposta de Deus, assumimos o Seu lugar, e as consequências podem ser irreversíveis. Acredito que grande parte daquelas pessoas que haviam saído do Egito ainda não tinha aceitado Deus em seu coração, pois, no primeiro momento de silêncio, O abandonaram, fazendo uma imagem da qual Ele não se agradava.

    ​Não devemos nos esquecer, em momento algum, dos milagres e das obras de Deus, desde o início da criação até os dias de hoje em nossas vidas, reforçando a nossa fidelidade a Ele. A nossa fé deve permanecer inabalável nos momentos de silêncio de Deus, pois o tempo dEle é diferente do nosso e é o tempo perfeito. Não vire as costas para Deus assim como aquele povo fez ao adorar outra imagem. Aquela escultura era feita por mãos humanas e de forma alguma representava Deus, pois Ele não se agrada disso.

    ​O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, que enviou seu Filho Jesus Cristo, o Anjo do Senhor, para nos guiar, não habita em casas feitas por mãos humanas. Ele habita em nossos corações e, para termos acesso a Ele, basta O buscarmos em oração e termos fé de que Ele nos escuta. Seja fiel a Deus, entregando apenas a Ele a sua adoração, e veja obras ainda maiores em sua vida. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Os últimos mandamentos.

    A palavra de Deus em Êxodo 20:13-17 mostra os últimos cinco mandamentos que Deus ordena a Moisés. Deus é claro e direto nestes últimos mandamentos, pois são atitudes que o cristão deve evitar ao máximo. Além de serem mandamentos que, se não seguidos, desagradam a Deus, quatro deles são controlados também pelas leis humanas: o não matarás, não adulterarás, não furtarás e não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Além destes, o último mandamento de não cobiçar as coisas alheias é um chamado a não ter uma característica muito ruim: a inveja.

    ​Ao olharmos para o mandamento em que Deus ordena "Não matarás", nos lembramos do primeiro homicídio causado por Caim contra seu irmão Abel. Deus fica muito triste com essa situação e Ele desaprova Caim imediatamente, falando-lhe os frutos que colheria daquela ação pecaminosa. Uma descendência que poderia ser muito abençoada sofreu muitos danos pela decisão errada de um homem. Sobre o "não furtarás", Deus não classifica o que são furtos menores ou maiores. Se algo não lhe pertence ou não lhe é dado, não pegue. O roubo, por menor que seja, traz maldição; saiba que para Deus nada está oculto. Ele sonda os corações e sabe de todas as nossas ações.

    ​Uma atitude que também devemos evitar é o falso testemunho contra o nosso próximo, ou seja, contra qualquer pessoa. Não diga algo que não seja a verdade, pois, apesar de momentaneamente satisfazermos alguma demanda, Deus, que enxerga e sabe de todas as coisas, não se agradará. Fale sempre a verdade. Quando dizemos algo que remete à falsidade, estamos abrindo uma porta espiritual para que o inimigo de nossas almas atue. O diabo é o pai da mentira e, todas as vezes que a cometemos, estamos alimentando a sua vontade.

    ​O último mandamento fala sobre não cobiçar aquilo que não é seu, sejam bens materiais, animais ou pessoas; nada que pertença ao próximo. O desejar aquilo que o outro tem é dizer a Deus que você não está satisfeito com o que tem. A inveja traz maldição sobre as nossas vidas; e digo não só o ter inveja, mas causar a inveja no próximo. Seja grato a Deus pelo que você tem, pois o valor quem cria é você. Quando aprendemos que Deus é suficiente em nossas vidas, onde quer que estivermos ou em qualquer situação, teremos o melhor.

    ​Os mandamentos de Deus são regras de ouro que, se seguirmos, teremos uma vida abençoada por Deus. Um mandamento não exclui os outros. Eles são complementares entre si e o verdadeiro cristão deve seguir todos, sem exceção. É claro, somos falhos, pecadores, errantes, mas sempre busquemos nos consertar com Deus, em um processo de melhoria contínua, buscando sempre imitar nosso Senhor Jesus. A palavra de Deus diz: "Sede santos como santo é o vosso Pai". Jesus está voltando e Ele buscará aqueles que se encontram com coração puro, sem mácula, prontos a herdar uma nova vida, sem dor nem preocupação, ao lado do Pai. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O quinto mandamento: Honrar Pai e Mãe.

    Vemos na Palavra de Deus, em Êxodo 20:12, o quinto mandamento ordenado ao povo de Israel por nosso Deus. Esse mandamento fala sobre honrar pai e mãe para que os nossos dias aqui na terra se prolonguem. A tradução da palavra honra para o hebraico é "kavod", que significa literalmente "pesado" ou "algo de peso". Portanto, honrar uma pessoa significa dar peso a ela, reconhecer que ela tem valor e importância. O oposto dessa palavra no hebraico significa "ser leve" ou "fazer leve"; ou seja, ao não honrar uma pessoa, você a torna leve, insignificante, não dando a ela o devido peso.

    ​Nossos pais são pessoas importantíssimas em nossas vidas, pois se não fosse primeiramente por Deus, e depois por eles, não estaríamos aqui. Pai e mãe são autoridades em nossas vidas, pois eles vieram primeiro e têm mais experiência, independentemente de como são. Existem outras palavras na Bíblia que falam sobre o respeito aos mais experientes, assim como em Levítico 19:32, que diz que devemos honrá-los.

    ​Nos dias de hoje, vemos vários exemplos da desonra aos pais, pois uma importante característica vem sendo cada vez menos respeitada: a hierarquia. Complementando a hierarquia, há a importância da união familiar. Vemos uma inversão de valores em que, em alguns casos, são os filhos que buscam ser honrados e não os pais. A respeito da hierarquia em uma família, pai e mãe são os líderes de um lar. Quando essa hierarquia não é respeitada dentro da própria casa, dificilmente será em um mercado profissional, por exemplo. A honra aos pais significa reconhecer o peso e a autoridade que eles têm, dando a devida importância e respeito a eles.

    ​Pode ser que hoje ou no passado você tenha sofrido algo causado pelos seus pais; perdoe-os. O perdão é uma das chaves que abre o nosso coração para Jesus entrar. Quando guardamos em nossos corações as coisas ruins, elas nos prendem no passado, fazendo com que não vivamos o presente. Honre seus pais também liberando o perdão. Lembre-se também de que o honrar não é apenas presentear, estar presente ou cuidar dos pais, mas também respeitá-los, mesmo à distância, sempre reconhecendo o valor que eles têm.

    ​O verdadeiro cristão deve honrar pai e mãe. Não há como respeitar um mandamento e deixar outros de lado. São 10 mandamentos, 10 ordens, 10 princípios a serem seguidos na vida cristã. Jesus, quando falou aos escribas e fariseus que eles davam os dízimos mas negligenciavam os preceitos mais importantes da lei (que eram a justiça e a misericórdia), repreendia-os, pois eles faziam apenas aquilo que era viável ou que mostrava apenas o seu exterior. Seja um cristão verdadeiro, de coração, que mostre o caráter de Jesus através de suas atitudes. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O terceiro e o quarto mandamento de Deus.

    Vemos nesta passagem de Êxodo 20:7-11 a continuação dos mandamentos que Deus entregou a Moisés no Monte Sinai. O terceiro mandamento nos ordena a não tomar o Seu nome em vão. Já o quarto mandamento trata do Shabbat do Senhor: seis dias trabalharás e no sétimo descansarás, assim como o nosso Deus descansou após criar todas as coisas.

    ​O mandamento de não usar o nome de Deus em vão revela o temor que devemos ter pelo Pai. A própria Palavra diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Muitas vezes, acabamos usando o nome de Deus de forma indevida, sem o respeito necessário e sem dar a devida importância Àquele que é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Por vezes juramos pelo nome dEle, mas Tiago 5:12 nos ensina que a nossa palavra deve ser apenas: sim, sim; não, não.

    ​O quarto mandamento fala sobre a santificação do sétimo dia, reservando esse tempo para Ele e para o descanso. Um aprendizado vital aqui é que nossa vida deve ser balanceada. Não devemos gastar todas as nossas forças apenas trabalhando, negligenciando o descanso. O próprio Deus, sendo Todo-Poderoso, criou tudo em seis dias e no sétimo descansou. Independentemente de a denominação considerar o Sábado ou o Domingo como o 'Dia do Senhor', o essencial é separar um tempo precioso de descanso e santificação para a comunhão com Deus.

    ​Os mandamentos são a base da vida cristã. Não há como servir a Deus e omiti-los, pois isso significaria não dar importância ao que o próprio Deus ordenou. Além disso, eles são guias para uma vida abençoada e plena. Busque sempre obedecer ao que Deus ordenou e você andará em paz na caminhada rumo à salvação. Seu dia já está muito abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Os dois primeiros mandamentos de Deus.

    A palavra de Deus, no livro de Êxodo 20:1-6, mostra os dois primeiros mandamentos que Deus ordenou a Moisés para que o povo de Israel seguisse. No primeiro mandamento, Deus ordena: "Não terás outros deuses diante de mim". Já no segundo mandamento, Ele ordena: "Não farás para ti imagem de escultura, não as adorarás, nem lhes darás culto", porque o nosso Senhor é Deus. Estes dois mandamentos, assim como os outros, foram instituídos por Deus e não pelo homem; eles permanecem até os dias de hoje e sempre permanecerão, pois não foram revogados por Deus. Jesus disse, em Mateus 5:17, que Ele não veio revogar a Lei ou os Profetas, mas veio para cumprir.

    ​O primeiro mandamento fala sobre adorar outros deuses. O nosso Senhor, que é o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, é Aquele que criou os céus e tudo aquilo que existe. Ele é um Deus que sempre amou e protegeu a Sua nação. Todas as vezes que o povo se perdeu e começou a adorar deuses estranhos, criados pelo próprio ser humano, Deus se entristeceu e sempre atuou com justiça sobre essas causas. Um grande exemplo é a passagem de 1 Reis 18:20-40, onde os profetas de Baal são envergonhados pelo profeta Elias, homem de Deus.

    ​O segundo mandamento fala sobre criar e adorar imagens de escultura. Deus fala a Moisés de forma bem clara sobre esse mandamento nos versículos 4-6, reforçando que Ele é um Deus zeloso e que nós não precisamos criar imagens de escultura, feitas por mãos humanas, nem adorá-las, pois Ele cuida de nós. Alguns líderes religiosos instituíram a adoração a imagens com o propósito de fazer o povo lembrar de homens santos, mas, ao fazerem isso, deixaram na mão do povo a decisão de adorar mais a imagem do que o próprio Deus. Saiba que Deus nunca ordenou a criação de imagens para adorá-Lo. Quando o povo de Israel criou o bezerro de ouro no deserto, Ele se enfureceu e, se Moisés não tivesse intercedido pelo povo, certamente não haveria descendência de Israel.

    ​Não existe casa dividida. Ou servimos ao Senhor, ou a outros deuses e imagens de escultura. Deus se alegra com um coração disposto a obedecer e a adorá-Lo em espírito e em verdade. Jesus, quando encontrou os fariseus vivendo apenas de aparência, chamou-os de guias de cegos e hipócritas, pois eles adoravam a Deus apenas com os lábios, e não com o coração. Os mandamentos foram escritos por Deus em tábuas de pedra para que jamais nos esquecêssemos destas palavras santas. Grave estes mandamentos no seu coração, pratique-os diariamente e viva uma vida protegida pelo Deus zeloso, o Alfa, o Ômega, o Princípio e o Fim. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Deus fala a Moisés no Monte Sinai.

    A palavra de Deus em Êxodo 19:5 narra o momento em que Deus fala a Moisés, no Monte Sinai, sobre as bênçãos ao povo de Israel se eles verdadeiramente o seguissem. Deus chama Moisés e deixa bem claro que, se Israel diligentemente ouvisse sua voz e guardasse a sua aliança, eles seriam propriedade peculiar dentre todos os povos. No versículo seguinte, Deus ainda diz que Israel seria o reino de sacerdotes e a nação santa. Essa promessa de Deus tornaria aquele povo ainda maior do que já era, mas havia a necessidade do cumprimento de uma ordem de Deus: a fidelidade àquilo que Deus falava.

    ​Deus sempre tratou os seus filhos com amor e sempre nos deu a oportunidade de sermos pessoas melhores. Após todos os milagres que Deus havia operado, o povo de Israel ainda estava com o coração duro; era um povo ingrato e reclamava todas as vezes que enfrentava dificuldades. Acredito que Moisés teve um grande trabalho em manter a sua postura de liderança diante de tantas murmurações e desobediência. Sabemos que, em um determinado momento em que faltou água para o povo e Deus ordenou que Moisés falasse com a rocha para dar água, ele bateu na rocha, pois estava estressado com toda aquela situação. Isso o impediu de entrar na Terra Prometida.

    ​A oportunidade de estar na glória de Deus é disponibilizada para todos nós através da graça que Jesus nos concedeu entregando sua vida. Ele pavimentou todo o caminho para que andássemos ilesos rumo à nossa salvação. É claro que, como vemos nesta ordem que Deus falou a Moisés no Monte Sinai, devemos escutar aquilo que Deus fala e guardar a sua aliança para que possamos ser habilitados nessa caminhada rumo à salvação. A promessa de Deus para aqueles que guardam e executam as suas palavras é de proteção, de santificação e de prosperidade.

    ​Diferente da época em que Deus falava com o povo através de Moisés, hoje Ele fala conosco através do Espírito Santo que Jesus nos deixou. O que permanece intacto é a sua promessa de que seríamos a nação santa, escolhida por Ele, ao escutarmos e mantermos a aliança dEle. Saiba que o seguir e andar com Deus é pré-requisito para uma vida abençoada e protegida por Ele. Escute a voz de Deus através do Espírito Santo, seja fiel a Ele, pratique as suas obras e certamente você verá a promessa se cumprir sobre a sua vida. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O Cântico de Moisés.

    Vemos na passagem do livro de Êxodo 15:1-3 o Cântico de Moisés, entoado logo após ele e todo o povo de Israel passarem pelo Mar Vermelho sem nenhum dano. Apesar de Faraó ter deixado o povo ir embora logo após a décima praga, o seu coração se endureceu novamente e ele, com todo o seu exército, saiu no encalço do povo de Israel, encontrando-o acampado junto ao mar, perto de Pi-Hairote. Nesse momento, todo o povo de Israel ficou com medo e clamou ao Senhor. Deus, então, pediu que Moisés levantasse o seu bordão em direção ao mar, e este se abriu, fazendo com que todo o povo passasse para a outra margem.

    ​Em mais esse momento da história de Israel, vemos o grande poder e a misericórdia de Deus para com seu povo eleito. Após todo o povo atravessar o mar, Deus pediu que Moisés estendesse novamente a mão sobre as águas, e o mar se fechou sobre todo o exército egípcio que seguia aquele povo. Mais uma vez, diante de uma situação que parecia não ter saída, Deus criou uma saída e salvou toda a descendência de Israel. É impressionante observar o cuidado que Deus sempre teve com sua nação. Ele sempre foi fiel à promessa que havia feito a Abraão e, em todas as situações, o seu amor protegeu Israel.

    ​Todos nós somos filhos amados de Deus e o cuidado dEle permanece eternamente. Os milagres que Deus sempre operou são incontáveis e Ele continua operando suas maravilhas em nossas vidas. Quando falamos do Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, é a confirmação do mesmo Deus que opera nos dias de hoje. Ele é o início, o meio e o fim. DEle vêm todas as coisas e elas voltam para Ele. Se você ainda tem qualquer dúvida sobre o poder, o amor, a fidelidade, a justiça e a misericórdia de Deus, leia a Palavra de Deus na Bíblia, pois em todas as suas páginas existe uma confirmação da sua Glória. Além disso, é só olhar para a sua vida. Saiba que o fôlego de sua vida foi cuidadosamente calculado e ele depende totalmente da vontade de Deus.

    ​Se hoje você se encontra em uma situação difícil, assim como aquele povo de Israel encurralado entre o Mar Vermelho e os egípcios, creia que o mar poderá se abrir e você passará ileso, pois nosso Deus é atemporal e a glória dEle está sobre seus filhos. Nossa responsabilidade é crer, buscá-Lo, ser fiel a Ele e adorar apenas a Ele. Seja forte e corajoso, e saiba que existe um exército de Deus ao seu redor. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • As Colunas de Deus no deserto.

    A palavra de Deus em Êxodo 13:21-22 fala sobre a glória de Deus que guiava o povo de Israel logo após saírem da terra do Egito. Após 430 anos vivendo no Egito, debaixo de escravidão e julgo desigual, o povo de Israel deixa o Egito liderados por Moisés e iniciam uma longa caminhada pelo deserto. O Faraó do Egito não cedeu ao pedido de Moisés para liberar o seu povo para adorar no deserto e o Egito sofreu 10 pragas enviadas por Deus até que Faraó se arrependesse de sua decisão. A última e mais pesada praga, foi a morte dos primogênitos, sendo salvos apenas aquelas famílias que tinham a marca do sangue do cordeiro em suas casas. Após celebrarem a Páscoa do Senhor, que representou essa proteção do povo de Israel, todos eles saíram em direção a terra prometida, guiados por Deus.

    A glória de Deus guiava o povo pelo deserto através de uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Ao analisarmos a meteorologia daquele deserto, vemos que durante o dia as temperaturas poderiam passar de mais de 40°C e durante a noite chegar a quase 0°C, ou seja, era um clima totalmente hostil a vida humana. Deus, em sua infinita bondade, envia uma coluna de nuvem durante o dia, que serviria de proteção contra aquelas temperaturas altíssimas e durante a noite uma coluna de fogo que também serviria de proteção e aquecimento ao povo de Israel.

    Notamos também que o povo de Israel se deslocava segundo as colunas de Deus: quando elas se moviam, o povo também se movia, mas quando as colunas estavam paradas, era o momento de parada ou de acampamento do povo. Essas colunas eram o próprio Deus cuidando daquelas pessoas. Acredito que muitas pessoas se preocuparam em deixar o Egito, saindo de suas casas, deixando uma estrutura sólida, para irem a um deserto que não oferecia a mesma estrutura. Mas o Deus que criou tanto o Egito como o deserto é que guiava aquele povo. Aquele que criou os céus e a terra, e todo o universo, era o cuidador e o líder supremo do povo de Israel. Nos próximos capítulos da Bíblia, vemos que o povo ficou 40 anos naquele deserto, e muitos com saúde, suas vestes não estragaram, não faltou água e nem alimento, pois aquele lugar era santo pois o Santo dos Santos estava ali.

    O aprendizado que essa passagem nos traz é que independentemente do local ou situação que você esteja, se você tiver Deus em sua vida, nada te faltará. Pode ser que você esteja passando por um deserto, ou uma situação difícil, nao desanime. Creia em Deus, pois Ele é o mesmo Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, e continua nos guiando através de Jesus e do Espírito Santo. Não há situação que seja difícil para o nosso Deus. Apenas creia. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O Anjo de Deus na Sarça que não se queimava.

    A palavra de Deus em Êxodo 3:1-2 fala sobre o momento em que o Anjo de Deus aparece a Moisés, no meio de uma chama de fogo, em uma sarça que não se consumia, no monte Horebe. Após Moisés crescer e aprender toda a sabedoria dos egípcios, vendo o seu povo hebreu sob o jugo e a escravidão de Faraó, ele comete um homicídio ao tentar proteger um hebreu de um feitor. Moisés, então, foge para o deserto, encontra Jetro, seu futuro sogro, e começa a trabalhar com ele. Depois de um tempo, Moisés escolhe uma das filhas de Jetro, Zípora, para se tornar a sua esposa. Deus, após um longo tempo de clamor dos hebreus, chama Moisés para liderar uma transformação naquele cenário.

    ​No momento em que o Anjo de Deus chama Moisés, uma sarça — que era uma planta comum no deserto — pegava fogo, mas o sobrenatural é que ela não se queimava. Deus também fala a Moisés para que tirasse as sandálias, pois aquela terra era santa. Esse milagre de Deus, ao se apresentar a Moisés, simboliza a autossuficiência divina e, ao mesmo tempo, a Sua graça derramada sobre o Seu povo, que estava como aquela sarça: humilde e passando por um momento de sofrimento.

    ​O diálogo entre Deus e Moisés, em alguns momentos, mostrava-se áspero, pois Deus tinha uma grande missão para Moisés, mas ele se achava incapaz por não saber falar ao povo e não ser eloquente. Deus então o direciona, indicando que seu irmão, Arão, falaria por ele ao povo. Essa história, que narra esse grande momento da vida do povo de Israel, nos mostra a soberania e o poder de Deus. Moisés foi moldado desde o dia em que nasceu para fazer parte do plano maravilhoso de Deus para seu povo. Ele nasceu da descendência de Abraão, pela vontade de Deus cresceu com os egípcios aprendendo toda a ciência deles, falou com Deus através do fogo na sarça e liderou a retirada do povo de Israel do Egito.

    ​Moisés é mais um exemplo de soberania e graça de Deus, pois, de alguém improvável deixado no rio Nilo, veio a ser o líder de todo o povo de Israel. Ele não perdeu a sua identidade, mesmo sendo criado no Egito, dentro da casa de Faraó, mas se tornou um homem usado por Deus para o Seu propósito. Creia sempre no plano de Deus e na Sua vontade. Saiba que todas essas histórias continuam a acontecer em nossas vidas, pois Ele permanece sendo o mesmo "EU SOU O QUE SOU". Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O plano de Deus para Móises.

    Vemos na Palavra de Deus, no livro de Êxodo 2:1-5, o início da história de Moisés, filho de Anrão e Joquebede. Após o Faraó do Egito receber toda a família de Israel e disponibilizar terras para eles crescerem e trabalharem, os seus sucessores esqueceram o que José havia feito pelo Egito e começaram a escravizar toda a sua família e seus descendentes. A maldade do novo Faraó foi tanta que ele ordenou às parteiras hebreias, duas delas chamadas Sifrá e Puá, que matassem todos os filhos homens dos hebreus. Essas mulheres eram tementes a Deus e não fizeram o que o Faraó havia pedido.

    ​O Faraó, vendo que os hebreus continuavam a crescer em número, ordenou que todos os filhos homens hebreus fossem lançados no Nilo. Joquebede, não podendo esconder mais seu filho Moisés, coloca o menino em um cesto de junco, calafetando-o com betume e piche, e o põe à beira do rio. A irmã de Moisés, Miriã, ficou de longe observando o que aconteceria com o menino e viu que a filha de Faraó e suas donzelas desciam ao rio para se banhar; quando viram o menino, tomaram-no. A filha de Faraó, ao ver que o menino era hebreu e chorava muito, condoeu-se dele e pediu que suas servas buscassem uma ama hebreia para cuidar dele. A mulher escolhida para ser ama era a própria mãe de Moisés, Joquebede. Como Deus é maravilhoso!

    ​Neste outro momento da história de Israel, continuamos a ver os planos e o propósito de Deus para a Sua nação. O novo Faraó do Egito, que não se lembrava da história de José, tentou de várias maneiras acabar com a promessa de Deus para Abraão, mas, a cada situação, Deus criava uma nova saída para a sua descendência. Moisés poderia ter tido um fim trágico quando foi colocado no rio, mas ele carregava uma promessa de Deus e era o escolhido para continuar o plano divino para a descendência de Abraão; e, quando há uma promessa de Deus, nenhuma situação pode ir contra essa vontade.

    ​Saiba que, assim como todos os homens e mulheres de Deus do passado, você também tem uma promessa e faz parte de um plano de Deus. Peça a Deus para mostrar esse seu propósito, pois cada um tem a sua parte nesse plano. Saiba que Deus é onisciente. Ele escuta cada oração feita com fé. Creia em Deus, coloque-O na frente de toda a sua vida, dependa totalmente dEle e você verá a Glória dEle sobre a sua vida.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A benção para Tribo de Judá.

    A Palavra de Deus em Gênesis 49:8-10 mostra a bênção de Israel para seu filho Judá, a tribo de onde viria nosso eterno Salvador, Jesus Cristo. Ao olharmos para a história de Judá, filho de Jacó e Lia, vemos um passado tenebroso, cheio de falhas e pecados. Judá foi um dos irmãos de José que deu a ideia de vendê-lo para os ismaelitas. Ele casou-se com uma mulher cananeia, algo que representava um grande perigo à linhagem de Israel, além de causar uma grande injustiça na vida de sua nora, Tamar. A virada de chave na vida de Judá foi quando Tamar o confrontou com seu próprio pecado e sua hipocrisia, em Gênesis 38:26, fazendo-o reconhecer os seus atos.

    ​A bênção de Judá se torna muito poderosa ao vermos que Deus pegou um homem improvável, cheio de falhas, pecados e transgressões, e o moldou, fazendo com que ele reconhecesse seus erros para que se tornasse o início da Tribo de Judá. Dessa tribo veio o Rei Davi, que era um homem segundo o coração de Deus, e dessa mesma tribo nasceu o Rei dos Reis, Senhor dos Exércitos, Jesus Cristo.

    ​É impressionante notar que Jacó já determinava a vinda de Cristo ao falar que o cetro, que tem significado de autoridade e poder, não se arredaria de Judá até que viesse Siló, que significa o Herdeiro, o Pacificador ou a nossa Dádiva. Aquele que assumiria o cetro, que era seu por direito e foi protegido por homens como Davi e Salomão, era Jesus Cristo. A direção de Deus para Jacó já mostrava que de Judá sairia o Messias, nosso Senhor Jesus, que assumiria o trono eternamente.

    ​A história de todos os homens de Deus na Bíblia mostra detalhadamente a sintonia e a direção de todos eles apontando para Jesus Cristo. Em todas as épocas notamos um encaixe perfeito, um caminho sendo pavimentado para a chegada do Nosso Rei. Somos muito abençoados em sermos o objetivo da vinda do Messias. Lembrar que Deus fez tudo isso por amor a mim e a você só nos faz reverenciar e adorar Aquele que é digno de Honra, Glória, Força e Poder. Ao Rei Eterno, Imortal, sempre ministraremos o nosso louvor. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O Plano de Deus para José.

    Vemos na palavra de Deus, em Gênesis 45:7-8, o momento em que José reconhece que tudo aquilo que havia acontecido com ele era propósito e plano de Deus. Por conta da fome que atingia toda aquela região, Deus suscita um homem, da linhagem de Abraão, que haveria de proteger a sua descendência para que a promessa fosse cumprida. Os irmãos de José achavam que toda a situação era uma maldição em suas vidas, mas, na verdade, era uma bênção imensa, pois toda a família de Jacó seria salva e, além disso, teria parte em toda a terra do Egito.

    ​A história de José nos leva a uma palavra em 1 Coríntios 1:27 que diz: "pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus." Alguém que havia sido vendido como escravo se tornaria o maior governador de todo o Egito. O plano de Deus não atende à lógica humana, que é imperfeita; mas ele é perfeito, é o correto, é o plano que leva à vida eterna e não à maldição.

    ​Quando entendemos que tudo depende de Deus, deixamos as nossas vidas, as nossas escolhas e toda a nossa preocupação nas mãos dEle. José poderia parar, desanimar, ficar com uma mente de escravo por toda a vida, mas ele confiou e entregou seus caminhos nas mãos de Deus. É importante lembrar que, mesmo dentro da prisão, José fez a diferença. A luz de uma pessoa justa, confiante em Deus, brilhará em qualquer lugar. E saiba: a luz sempre prevalecerá sobre as trevas.

    ​Pode ser que você esteja passando por um momento que se parece com o momento antes de José se tornar governador. Um momento de escravidão, um momento de abandono, um momento de provações, um momento onde você só tem a Deus. Creia que o milagre está perto de se concretizar. Confie em Deus e saiba que, assim como foi com José, Ele tem um plano perfeito escrito em seu nome no Livro da Vida. Você pode ter perdido tudo, mas se você ainda tem Deus, você já tem o necessário para receber o prêmio da eterna glória divina.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • José: de escravo a governador do Egito.

    A palavra de Deus, em Gênesis 41:38-41, fala sobre o momento em que o Faraó do Egito nomeia José como governador, entregando toda a administração daquela terra em suas mãos e dizendo que, após Faraó, todas as decisões passariam por José. Aquele homem, que havia sido vendido pelos irmãos aos ismaelitas como escravo e passado pela prisão, agora se tornara governador para administrar o Egito em uma das maiores crises já vistas: 7 anos de abundância e 7 anos de fome.

    ​Nos capítulos seguintes, a palavra de Deus fala sobre o momento em que José reencontra os seus irmãos, que o haviam vendido como escravo. José deixa bem claro que aquela situação não era culpa dos irmãos, mas que era plano de Deus para que a descendência prometida a Abraão fosse mantida, pois haveria um grande período de fome. Vemos que o plano de Deus é perfeito. Quando há uma promessa dEle, a situação parece até ser confusa ou inacreditável aos olhos do homem, mas é o trato bondoso do nosso Pai fazendo com que os improváveis sejam notáveis.

    ​A história de José, além de mostrar a provisão, a fidelidade e o cuidado de Deus, nos ensina também sobre o perdão. O que os irmãos de José praticaram foi muito pesado e, acredito eu, seria muito difícil o perdão se José não fosse guiado por Deus. Mas José perdoa os irmãos, abençoa toda sua família, traz toda sua parentela e Israel para o Egito e proporciona o melhor para eles. Além do perdão, José sabe abençoar, pois havia sido muito abençoado.

    ​Use esse exemplo da história de José como um grande aprendizado em sua vida. Libere o perdão para aqueles que te fizeram mal um dia. Saiba abençoar até mesmo aqueles que te feriram. Deus não habita em um coração machucado pela falta de perdão. Ele diz que devemos perdoar 70x7, ou seja, 490 vezes se for necessário. Enquanto você estiver com um coração endurecido e não liberar o perdão, o amor de Cristo não poderá habitar, pois a palavra de Deus diz que não há casa dividida.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O ciúme e a inveja na vida de José.

    A palavra de Deus em Gênesis 37:3-5 narra o início da história de José, filho de Jacó e Raquel. José era o filho da velhice de Jacó, pois Raquel, sendo estéril, demorou a tê-lo. Ele e Benjamim eram os únicos filhos de Raquel, a esposa mais amada de Jacó. Foi por Raquel que Jacó trabalhou 14 anos para Labão. José, nessa passagem, era jovem, tinha 17 anos e apascentava os rebanhos com seus irmãos, trazendo ao seu pai as más notícias sobre eles.

    ​José era o filho amado de Israel. Seu pai até fez uma túnica talar de mangas compridas, muito bonita, para José. Seus irmãos, ao verem este ato de amor de Israel para com José, ficaram enciumados e já não tinham mais uma relação pacífica com ele. Para piorar a situação, José teve dois sonhos e, em ambos, seus familiares se prostravam perante ele; José relatou estes sonhos aos seus irmãos, que ficaram ainda mais enfurecidos. Os irmãos de José planejaram arruinar a sua vida e o venderam para os ismaelitas, que levaram José para o Egito.

    ​Esse momento da história de José mostra o quanto o ciúme ou a inveja podem arruinar toda uma família. É claro que tudo isso fazia parte do plano de Deus para levantar aquele que manteria a descendência de Israel durante um grande período de fome no Egito, mas os sentimentos de ciúme e inveja não podem ser ignorados. O ciúme e a inveja são sentimentos destruidores que podem levar uma vida inteira à perdição. Vemos nesta história de José que seus próprios irmãos queriam matá-lo, pois não aceitavam o plano que Deus tinha para colocar José como um grande líder do Egito.

    ​O ciúme e a inveja são sentimentos que fazem parte da natureza pecaminosa do ser humano e eles são vencidos quando existe a presença de Deus e quando temos amor pelos nossos próximos. Se você tem notado que estes sentimentos têm se tornado maiores dentro de você, busque a Deus, peça para Ele tirar isso da sua vida e descanse no Senhor. Quando aprendemos que dependemos apenas de Deus e que apenas o amor dEle é suficiente para nós, nenhum destes sentimentos do mal invade a nossa vida.

    ​Busque ser uma pessoa que se alegra com as vitórias dos outros e, automaticamente, você aprenderá a ser grato a Deus pelo que você tem. Repreenda todo sentimento de ciúme, de inveja, de avareza, tudo aquilo que vem da carne e não de Deus. Busque a todo momento ser uma pessoa melhor, porque não levaremos nada dessa vida, apenas deixaremos a impressão daquilo que fomos. Quando estivermos face a face com Deus e seu Filho Jesus, deveremos estar limpos, sem qualquer sentimento do mal.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom!

    by André Eduardo Silva.

  • A Luta de Jacó com o Anjo de Deus.

    Vemos na Palavra de Deus, em Gênesis 32:25-28, a narração da luta entre Jacó e o Anjo de Deus. Momentos antes de se reconciliar com seu irmão Esaú, Jacó e toda sua família estavam passando pelo vau de Jaboque. Jacó, neste momento, ficou só e lutou com o Anjo de Deus, buscando ser abençoado por Ele. O Anjo então desloca a junta da coxa de Jacó porque a sua insistência era muita. O Anjo de Deus muda o nome de Jacó para Israel e o abençoa. Jacó chamou aquele lugar de Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva".

    ​Jacó sempre lutou para ser abençoado. Quando estava dentro do ventre de sua mãe, ele já lutava com seu irmão Esaú; ao nascer, segurava o calcanhar do irmão e, mais tarde, comprou a primogenitura. Jacó também tomou a bênção que seria dada por Isaque a Esaú. Jacó sempre buscou, a qualquer custo, as bênçãos de Deus.

    ​Quando ele luta com o Anjo de Deus, eu imagino que ele sabia que aquele momento era especial, que poderia não haver outra oportunidade para receber a bênção diretamente do próprio Deus. Jacó se esforçou, saiu de sua zona de conforto, foi perspicaz e lutou com o Anjo até ser abençoado, tornando-se a maior nação existente, a nação eleita do Senhor: Israel.

    ​Israel significa "Aquele que luta com Deus" ou "Príncipe com Deus". Antes, Jacó usava de sua esperteza para conseguir suas bênçãos. Durante a luta com o Anjo, ele reconhece sua fraqueza e se torna dependente da bênção de Deus. Jacó é um exemplo de força, de resiliência, de intercessão. Deus se agrada daquele que O busca com força, com ímpeto, com vontade, com objetivo.

    ​Que esse exemplo de Jacó possa te fortalecer na busca incessante pela presença de Deus. Lute em oração, intercedendo pelos seus objetivos, buscando estar face a face com Deus, pois Jesus Cristo tornou essa conexão viável e Ele é a conexão da humanidade para com Deus.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A Escada entre os céus e a terra.

    A Palavra de Deus, em Gênesis 28:12-14, fala sobre um sonho de Jacó durante um momento de descanso, enquanto fugia de Esaú, seu irmão. Jacó não só havia comprado o direito de primogenitura de seu irmão, como também havia tomado a sua bênção; por isso estava fugindo, pois seu irmão estava irado com essa situação. Em um determinado ponto de sua caminhada, já no final do dia, ele pegou uma das pedras daquele lugar e a usou como travesseiro para dormir e descansar.

    ​Durante esse descanso, Jacó teve um sonho: viu uma escada apoiada na terra, cujo topo tocava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Perto dele estava o Senhor, que mais uma vez reforçou, com esse descendente de Abraão, a promessa de que a sua descendência seria incontável, assim como o pó da terra. Deus ainda falou que estaria com Jacó por onde quer que ele andasse, guardando-o de todo mal.

    ​Jacó fazia parte do plano perfeito de Deus e mais tarde se tornaria Israel, a nação eleita do Senhor. Naquele momento do sonho, Deus estava mostrando a Jacó que havia uma ponte entre os céus e a terra e que, a todo momento, havia anjos cuidando de todo aquele que confiava nEle. Jesus, no evangelho de João 1:51, mostra que Ele era essa escada, a ponte entre Deus e o homem, e que aquele que O buscasse teria livre acesso aos céus.

    ​A história da descendência de Abraão é maravilhosa e muito rica em sabedoria de Deus. A cada homem e mulher que fazia parte do plano de Israel, um grande ensinamento nos era passado através de seus exemplos. Essa passagem da escada nos mostra que Deus cuida de seus filhos e criou essa ponte entre os céus e a terra para possibilitar o nosso acesso; e essa ponte é Jesus Cristo, que através da graça nos concedeu esse acesso.

    ​Jesus disse, em Mateus 18:18, que tudo aquilo que ligarmos ou desligarmos na terra seria ligado ou desligado nos céus. Essa é a conexão entre a humanidade e Deus, e ela só é possível através de Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida. Busque a Deus, esteja apto a esse acesso divino onde anjos circulam cuidando dos filhos de Deus, e veja bênçãos maiores do que nossos irmãos viram no passado.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O Plano Perfeito de Deus.

    A Palavra de Deus, em Gênesis 24:27, narra o agradecimento do servo de Abraão a Deus, pois ele havia encontrado Rebeca, futura esposa de Isaque. Abraão, já avançado em idade, havia pedido que seu mais antigo servo fizesse um juramento de que não traria esposa para Isaque dentre os cananeus, que não faziam parte de sua parentela, mas que a buscaria na família de Abraão.

    ​O servo de Abraão estava muito temeroso em não encontrar uma esposa digna para Isaque, mas Abraão, confiante em Deus, disse que o anjo do Senhor haveria de preparar a mulher escolhida para seu filho. Quando o servo chegou ao local determinado, onde haveria de escolher a mulher, Rebeca, filha de Betuel e irmã de Labão, fez tudo conforme o servo havia pedido a Deus. Após o servo explicar toda a situação a Rebeca e sua família, ela decidiu, junto aos seus familiares, aceitar ser esposa de Isaque. Deste casamento saíram Esaú e Jacó, o qual se tornou Israel.

    ​Quando o plano é de Deus, todas as coisas acontecem em perfeita harmonia. A oração do servo de Abraão não foi muito longa, mas foi sincera, e ele colocou a decisão da escolha da esposa de Isaque nas mãos de Deus. Esse simples ato mostrou a sua fé e o quanto ele reconhecia a total dependência do Senhor. Se aquele homem não houvesse buscado a Deus, pode ser que toda a descendência de Abraão fosse arruinada, mas aquele servo era fiel, pois havia aprendido com Abraão durante todo aquele tempo de serviço.

    ​A história do encontro de Isaque e Rebeca nos mostra e ensina o quanto devemos confiar nos planos de Deus. Quando oramos a Deus e pedimos Sua resposta e direção, esperando com fé, tudo sairá perfeitamente, conforme o plano dEle. Saiba que os planos e as decisões de Deus são melhores e maiores do que os nossos. Aprenda a entregar toda a sua vida nas mãos dEle e confiar, esperando o momento correto de agir.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O SENHOR Proverá.

    Vemos na palavra de Deus, em Gênesis 22:7-8, a fidelidade de Abraão para com Deus e a fidelidade suprema de Deus para com Abraão. No versículo 2 deste capítulo, Deus solicita a Abraão que tome seu único filho e o ofereça como holocausto ao Senhor. Aos nossos olhos é um pedido muito difícil de atender, pois Isaque era o filho da promessa de Deus para Abraão, e através dele toda a descendência de Abraão seria gerada.

    ​Abraão não questiona Deus; ele pega seu único filho amado, prepara tudo para o holocausto e segue para o chamado que Deus havia solicitado. No caminho para o monte de Moriá, Isaque pergunta ao seu pai onde estaria o cordeiro para o holocausto, pois tudo já estava preparado. Abraão, em um ato de fé, diz que Deus proveria o cordeiro. Esse momento nos traz a reflexão de que, ao mesmo tempo em que Abraão praticava a fidelidade oferecendo seu filho para o holocausto, ele exercia a fé sabendo que Deus proveria o cordeiro.

    ​No versículo 12, no momento do holocausto, o Anjo do SENHOR fala a Abraão para não estender a mão sobre Isaque, pois aquilo era uma prova de fidelidade, e Abraão havia sido aprovado. No mesmo momento, Abraão vê atrás de si um carneiro, preso pelos chifres entre os arbustos. Abraão então pega esse carneiro e o oferece em holocausto, no lugar de seu filho. Eis aqui, nessa passagem, o exemplo daquele que seria achado como carneiro puro para ser sacrificado em nosso lugar: Jesus Cristo.

    ​A fidelidade que Abraão tinha com Deus era exemplar. Ele ofereceu aquilo que para ele era o mais importante sem duvidar em nenhum momento que o plano de Deus seria perfeito. O prêmio dessa fidelidade é descrito no versículo 17, onde Deus diz que Abraão seria muito abençoado e a sua descendência seria como as estrelas dos céus e como a areia na praia, e eles também seriam abençoados.

    ​Muitas vezes oramos a Deus pedindo coisas que agradarão apenas a nós mesmos, sem devolver ao SENHOR a fidelidade devida. As bênçãos que Abraão recebeu só foram possíveis porque ele praticou uma fidelidade sincera e de verdade, e teve fé que Deus proveria todos os meios para ele alcançá-las. Saiba que eu e você só alcançaremos as nossas bênçãos se formos fiéis a Deus e se o nosso coração estiver apenas nEle, e não nas bênçãos que virão.

    ​Seja fiel, entregue toda a sua vida ao SENHOR. O que Deus deseja é um coração puro que não esteja preso a nada mais do que apenas a Ele. Exercite a fé e o exemplo de fidelidade que Abraão nos ensinou. Deus nos mostrou sua fidelidade suprema ao enviar seu único filho, assim como Abraão, para ser holocausto por nós e levar consigo todos os nossos pecados.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O cumprimento da promessa para Abraão.

    A palavra de Deus em Gênesis 18:13-14 mostra uma grande promessa de Deus sobre uma descendência que era inimaginável para Sara e Abraão. Nesta passagem, o Senhor e dois anjos aparecem a Abraão nos carvalhais de Manre. Abraão faz um grande preparativo para Eles, e um dos anjos cita a promessa de um filho que Sara haveria de ter após um ano daquele momento. Sara, então, no seu íntimo, ri daquela situação, pois a sua condição física não permitia que tivesse filhos. O que para Sara era impossível, Deus fez possível, porque já havia prometido a Abraão que a sua descendência seria incontável, assim como as estrelas no céu.

    ​Quando há uma palavra de Deus, não há nenhuma situação que impeça o milagre de acontecer. Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. O que Ele promete, certamente irá se cumprir em nossas vidas. O que devemos fazer é crer e esperar o tempo de Deus.

    ​Sabemos que o tempo de Deus é totalmente diferente do nosso. Essa promessa de Deus para Abraão demorou 25 anos, e quando Isaque nasceu, ele tinha 100 anos. Mas tudo vem do plano dEle para nós, e esse plano é perfeito. O tempo de Deus é perfeito; tudo acontece de forma sincronizada. Não devemos alterar esse plano de forma arbitrária, pois, quando fazemos isto, estamos tirando o controle das mãos de Deus e colheremos as consequências dos nossos atos.

    ​Essa história da promessa de Deus para Abraão nos traz dois grandes ensinamentos: quando Deus fala, Ele cumpre; e creia na promessa, independentemente do tempo que ela demorará a se cumprir. Pode ser que você esteja passando por um momento onde tudo parece não dar certo e as coisas não acontecem conforme você tem esperado. Busque Deus, tenha paciência, creia sempre na promessa dEle. No momento certo, as coisas vão se alinhar e você sairá ainda mais forte desta situação.

    ​Lembre-se: um casal avançado em idade, onde a mulher era estéril, teve um filho. Seu nome era Isaque; ele foi pai de numerosas nações, e das tribos de um de seus filhos, Jacó, nasceu o Renovo de Israel. Creia, tenha fé. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A promessa de Abraão.

    Vemos na Palavra de Deus, em Gênesis 12:1-2, uma grande promessa do Senhor para com o nosso pai na fé, Abraão. Abraão é descendente de Sem, filho de Noé. Em um determinado momento, Deus muda o nome de Abrão para Abraão, pois o constitui pai de numerosas nações. Abraão tinha um sobrinho chamado Ló. Este último perdeu o pai quando ainda era menino.

    ​A promessa de Deus para Abraão demandava uma fé muito grande. Imagine ser solicitado por Deus a largar tudo aquilo que você conquistou e toda a sua parentela, em uma idade avançada de 75 anos, para ir a uma terra desconhecida, com a promessa de que uma grande nação sairia de sua descendência. Fica ainda mais difícil imaginar sabendo que, naquela época, Sarai, mulher de Abraão, era estéril. Mas os planos de Deus são perfeitos. Para nós parecem impossíveis, mas para Deus nada é impossível.

    ​Abraão recebe a palavra e, com fé, faz o que Deus havia ordenado, partindo rumo à sua promessa. Esse é um exemplo de fé. Abraão não tinha visto ainda a terra e a descendência que Deus prometera, mas em seu coração tinha a certeza de conquistar aquilo que esperava. Isso é a fé. Abraão também foi fiel a Deus, pois não se apegou a nenhum bem material ou posição que tinha onde viveu a maior parte da sua vida. A sua riqueza estava em confiar no Deus Todo-Poderoso.

    ​Nos dias de hoje, vemos uma grande dificuldade das pessoas em deixar de lado a idolatria — seja nos recursos, em seus cargos ou status, ou em outros deuses — para crer e ter fé apenas em Deus. Quando falamos de fidelidade a Deus, significa ser totalmente dependente d'Ele, sabendo que, se nos faltar ou perdermos qualquer coisa, Ele ainda estará conosco.

    ​Quando aquele jovem rico da passagem de Mateus 19:21-22 ouviu de Jesus que, para ser perfeito, ele deveria vender todos os seus bens e dar aos pobres, o jovem se entristeceu, pois era dono de muitas propriedades. Apesar de o jovem achar que era perfeito, o seu coração não estava totalmente em Deus, mas sim em suas riquezas. O que Jesus nos ensinou não é que devemos vender tudo o que temos, mas que devemos ser fiéis a Ele; o nosso coração deve ser apenas d'Ele, assim como era o de Abraão.

    ​Reconheça o exemplo da fé e da fidelidade de Abraão. Pratique-a e você verá obras ainda maiores do que as que nossos antepassados viram.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O dilúvio de Deus.

    A palavra de Deus em Gênesis 6:11-13 mostra um momento de transição da humanidade: o anúncio do dilúvio por Deus. Naquela época, a maldade do homem havia se multiplicado. Os pecados da carne — principalmente a imoralidade sexual e a violência desenfreada — eram praticados até mesmo entre seres humanos e anjos. Toda essa maldade e corrupção do ser humano entristeceu Deus, que havia criado o homem conforme a Sua semelhança.

    ​Deus já havia determinado que toda a criação fosse destruída, mas Ele achou graça em um homem: Noé. Noé era um homem justo e íntegro, que andava com Deus. Imaginar que, em toda aquela população, apenas Noé foi encontrado justo reforça ainda mais o quanto a maldade dominava a Terra naquela época.

    ​Deus então fala a Noé e ordena que ele construa uma arca, pois haveria de enviar um dilúvio tão grande que todos os seres vivos seriam exterminados, a não ser aqueles que estivessem na arca com Noé. Aos olhos humanos, construir uma arca de aproximadamente 135 metros de comprimento, do nada, causaria um espanto tremendo; acredito eu que Noé foi criticado e zombado por muitas pessoas. Mas Noé fez tudo segundo o Senhor lhe ordenava. Ele e toda a sua família, assim como pares de animais limpos, imundos, aves e répteis, entraram na arca. Depois de 7 dias, Deus enviou o dilúvio, e as águas de toda a terra ficaram a aproximadamente 6,75 metros acima de todos os altos montes, e apenas a arca navegava por sobre as águas.

    ​Essa história mostra a justiça e a fidelidade de Deus. Nosso Senhor é Amor, mas a justiça dEle é perfeita, exata e atemporal. O ser humano errou, achando que as suas atitudes não trariam consequências, mas o Deus de justiça não aceitou tamanha maldade. Deus poderia aniquilar toda a Terra, mas, por amor de um homem justo, salvou toda a nossa descendência, dando-nos a oportunidade de sermos pessoas melhores.

    ​Deus tem um amor incontável por nós. Nenhum outro ser vivente suportaria tamanha traição do homem para com Deus. Ele suportou e, por amor aos seus filhos, nos deu a oportunidade de fazermos as coisas diferentes. Ele sempre nos mostrou o que quer de nós: fidelidade. Quando Deus nos criou, Ele nos deu uma ordem, mas fomos infiéis. Mesmo assim, Deus, por Sua misericórdia, tem nos dado novas oportunidades. Aproveite essa oportunidade que Ele te deu, siga o caminho de Deus, ande com Ele. Não tente o Senhor teu Deus, pois Deus é Amor, mas Ele é também justiça.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Uma primícia e uma oferta.

    A palavra de Deus em Gênesis 4:3-5 fala sobre um momento muito conhecido, no qual Abel e Caim apresentam as suas ofertas a Deus. Abel era pastor de ovelhas e Caim, lavrador da terra. Caim era o primogênito de Adão e Eva. Ele foi o primeiro a apresentar sua oferta a Deus, trazendo dos frutos da terra uma oferta. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste; ou seja, ele trouxe os primogênitos do seu rebanho, aquilo que era de melhor naquele rebanho.

    ​No momento das ofertas de Abel e Caim, Deus se agradou daquilo que Abel havia demonstrado, ou seja, da sua fidelidade em trazer o seu melhor, a primeira linha de seu rebanho. A oferta de Caim não foi agradável aos olhos de Deus, pois Caim não trouxe as suas primícias, mas trouxe uma oferta que não demonstrava fidelidade, apreço ou cuidado pela obra de Deus. No momento em que Caim foi desaprovado por Deus, seu semblante caiu, e no mesmo momento Deus pergunta a ele por que andava irado e por que estava triste. Deus adverte Caim, propondo a ele dois caminhos: o do bem e o do mal. Sabemos que Caim escolheu o caminho do mal, assassinando seu irmão Abel.

    ​Fica subentendido que Caim já era propenso para o mal. Ele agiu de forma arbitrária, relaxada, com descaso e sem preocupação com o que Deus iria achar de sua oferta. Caim foi o primeiro homem a implantar o seguir a Deus de qualquer jeito, de forma desrespeitosa, sem se preocupar em fazer aquilo que Deus deseja. Essa passagem não é apenas sobre ofertas materiais, mas sobre a fidelidade do homem para com Deus. Ainda vemos muitas pessoas como Caim, que ofertam seu tempo, sua adoração, sua crença, sua fé e seus recursos de forma relaxada, de qualquer jeito, sem se preocupar com a constância e o caráter de Deus.

    ​A vida com Deus requer um grande aprendizado: reconhecer que tudo vem de Deus, é para Deus e vai para Deus. Tudo o que temos, tudo que somos, tudo que seremos, é de Deus. Se Deus não nos der o fôlego da vida, o que seremos?

    ​Uma pergunta que fica para todos nós é: Temos entregado o melhor de nós para Deus? Reflita nessa pergunta, seja como Abel, que entregou o melhor para Deus, e busque não ser imitador de Caim.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O início da criação na Terra.

    Vemos na passagem de Gênesis 1:1-4 o início da criação da Terra. Nosso planeta estava em trevas e apenas o Espírito de Deus estava presente, pairando sobre as águas. A primeira ordem de criação de Deus na Terra foi a respeito da luz. Ele criou a luz e fez separação entre ela e as trevas.

    ​A luz carrega consigo um grande mistério. Ao estudá-la, descobrimos complexidades que remontam ao início do universo. A luz é uma onda eletromagnética, mas também é composta por pacotes de energia chamados fótons. É uma criação perfeita em todos os sentidos. Apenas esse detalhe da física nos faz pensar em quão soberano é o nosso Deus. Ele está acima de qualquer raciocínio humano. Não há como mensurar o Seu poder, pois tudo veio dEle. Muitas pessoas tentam explicar Deus, muitas vezes buscando remover Sua autoria da criação, mas acabam vacilando e, inevitavelmente, a ciência aponta para Ele.

    ​Deveríamos agradecer muito mais, pois todo o nosso planeta foi projetado para nós. A vida na Terra é maravilhosa. Acordar e poder respirar a criação dEle nos torna privilegiados. Existem, sim, guerras, pobreza e maldade, mas tudo isso provém da decisão original do homem e da mulher de participarem daquilo que Deus proibiu.

    ​Não coloque em Deus a culpa pelos nossos erros. As coisas poderiam ser muito mais fáceis se entendêssemos o amor que Ele tem por nós. Deus sempre interveio na história para nos proporcionar chances de arrependimento e de reencontrar o Seu caminho. Ele fez isso quando viu o erro de Adão e Eva, fez isso quando preservou uma família na arca, fez isso protegendo Ló da destruição de Sodoma, fez isso tirando Israel do Egito e, suprema e finalmente, fez isso enviando Seu Filho amado por nós.

    ​Reconheça o amor de Deus. Agradeça a Ele com as suas primícias, entregando sua vida nas mãos dEle. Seja grato.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

    A Palavra de Deus, em Apocalipse 19:11-13, fala sobre a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, quando Ele vencerá a besta e o falso profeta. Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores e virá com uma espada afiada, que sai de sua boca: a Palavra de Deus.

    ​Sabemos que, desde o início da criação, nosso Deus Todo-Poderoso já anunciava a vinda de Jesus. Jesus era o carneiro que foi enviado para que Abraão não sacrificasse Isaque; depois veio como homem, para sofrer as nossas dores, e, como cordeiro sem defeito, foi entregue e crucificado, nos lavando com seu sangue.

    ​Jesus Cristo voltará e, assim como Ele já venceu a morte, vencerá os dominadores deste mundo. Ele virá, assim como na Palavra, sendo o Verbo de Deus, guerreando por todos aqueles que são Seus, aqueles que estão escritos no Livro da Vida. Depois, Ele estará conosco no trono de Deus, na Nova Jerusalém que desce dos céus, uma nova casa, perfeita, preciosa.

    ​Nessa nova casa, haverá o rio da água da vida, brilhante como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro. Na sua praça estará a árvore da vida; nunca mais haverá maldição, não haverá noite, nem luz do Sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre todos nós.

    ​Busque incansavelmente estar apto para essa nova casa. O dia vem quando ninguém espera. Apenas creia.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A vida na Nova Jerusalém.

    A Palavra de Deus, em Apocalipse 7:16-17, fala sobre como estarão aqueles salvos em Cristo que habitarão na Nova Jerusalém. A Palavra diz que jamais terão fome nem sede, e não serão queimados pelo sol, pois o Cordeiro de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, cuidará de todos eles.

    ​Essa palavra é para mim e para você, que fomos lavados pelo Sangue do Cordeiro, aceitamos Jesus como Salvador e caminhamos buscando estar limpos para o Grande Dia do Senhor. A busca por esse lugar santo deve ser nosso principal objetivo, e todos os dias estamos trilhando esse caminho, passo a passo, rumo à salvação.

    ​Quando a Palavra fala de vestiduras brancas, é um grande simbolismo sobre estarmos limpos dos pecados. Jesus Cristo, através de seu sacrifício por nós, já nos lavou de todo pecado que nos acusava para não ter acesso a essa Glória de Deus. Jesus nos entregou uma veste branca, como se fosse um adereço necessário para entrar em algum lugar especial, e devemos manter essa veste branca para que, no dia em que nosso Rei voltar, Ele nos encontre preparados para participar de sua grande festa.

    ​Sabemos que esse dia vem como um ladrão, ou seja, em um momento que ninguém sabe ou imagina; por isso, devemos estar preparados, pois pode ser hoje, amanhã ou, quem sabe, daqui a milhões de anos. O que é certo, e o que eu e você devemos fazer, é estar aptos, pois se não estivermos, não iremos para esse lugar maravilhoso de descanso, mas iremos para um lugar de dor e sofrimento.

    ​Reconheça o sacrifício de Jesus, aceite-O como o único Santo, batize-se nas águas, como Ele nos ensinou, participe da Igreja d'Ele e caminhe para o prêmio da salvação.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco sempre. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O Leão da Tribo de Judá.

    Vemos na Palavra de Deus, em Apocalipse 5:4-6, a visão do Apóstolo João sobre Aquele que foi o único digno de abrir o livro da vida: o Cordeiro sem defeito, sem mácula, que venceu a morte e hoje está com o Pai — Jesus Cristo.

    ​Jesus Cristo é o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, Aquele que foi planejado desde a criação de tudo por Deus, para que, por meio de Seu exemplo, fôssemos salvos mediante a graça que por Ele nos foi dada.

    ​Nos versículos seguintes, vemos que todos os anjos e seres celestiais, milhares de milhões, O louvavam dando honra, glória e louvor ao Santo de Israel.

    ​Jesus Cristo deve ser honrado, glorificado e louvado por nós a todo momento, pois Ele não é homem; Ele veio como homem apenas para sentir tudo aquilo que passamos, mas Ele é Deus. Ele é o único digno de toda honra e toda glória. Apenas por Ele temos acesso ao Santo dos Santos, ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.

    ​Não despreze a glória de Jesus Cristo entregando a sua fé a outros deuses ou imagens, que são criações do homem, pois apenas Jesus tem a chave que abre a porta da salvação. Ele é Quem nos levará ao trono de Deus. Todos os anjos e seres celestiais são maiores que nós, e eles louvam a Jesus Cristo a todo momento. A nossa responsabilidade é ainda maior, pois somos seres pecadores, e a nossa adoração, o nosso louvor a Ele, deve ser ainda maior.

    ​Existe apenas um Ser Santo que veio entre nós. Seu nome é Jesus Cristo, o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, o Renovo de Israel, o Caminho no Deserto, a Luz na escuridão, Aquele que Cura, Salva, Liberta e Transforma. A Ele seja dada toda a honra, toda a glória e todo o louvor.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Jesus está a porta.

    A palavra de Deus em Apocalipse 3:19-21 nos traz uma grande reflexão e um resumo sobre a conversão e o prêmio da corrida de que participamos no caminho para a salvação. Jesus, através do Apóstolo João, nos ensina que Ele repreende e disciplina todo aquele que Ele ama; por isso, devemos ser zelosos e buscar o arrependimento de nossos pecados, para que o sacrifício dEle não seja em vão.

    ​A nossa busca deve ser sempre para que estejamos no centro da vontade de Deus e para que não nos afastemos dEle. Busque sempre a disciplina e a correção de Deus, pois essa correção é como a de um Pai que ama seu filho e o corrige para que ele cresça e tenha o melhor desta vida.

    ​Jesus ainda diz que está à porta dos nossos corações, pedindo permissão para entrar. Se ouvirmos a sua voz e o deixarmos entrar, Ele fará morada em nossos corações. Cearemos com Ele, participaremos de um banquete maravilhoso, de um alimento que tira toda a fome, de uma água que jorra sem fim e de uma presença que nos faz esquecer de toda dor e de toda preocupação.

    ​O prêmio que Jesus nos promete é estar no trono dEle, ao lado do Deus Todo-Poderoso. Pense que será um lugar sem dor, sem sofrimento, sem preocupações mundanas e sem diferenças. Será um lugar de paz, alegria e comunhão; um lugar tranquilo, onde veremos a todo momento o Pai, o Filho e o Espírito Santo de Deus.

    ​Essa vida é passageira, rápida, e o tempo para a nossa conversão está acabando. Busque Jesus Cristo, saia do caminho da perdição e corra para o prêmio da salvação, a qual nos foi proposta pela graça de Jesus, através da fé.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Exortações.

    Vemos na Palavra de Deus, em Judas 1:20-23, algumas exortações que Judas, irmão de Jesus, nos escreve para que possamos exercer aquilo para o que fomos chamados. Judas escreve que devemos: edificar-nos na fé, orar no Espírito Santo, guardar-nos no amor de Deus, esperar a misericórdia de Jesus Cristo para a vida eterna, ajudar aqueles irmãos que estão na dúvida, ser compassivos com temor e detestar o pecado.

    ​Todos estes conselhos são para aqueles que já aceitaram Jesus como único Salvador e têm fé na salvação. É importantíssimo que você, que já é salvo em Cristo, ajude aqueles irmãos que ainda se encontram oscilando entre Jesus e o mundo.

    ​Não devemos agir como juízes, decidindo quem está apto à vida eterna; esse julgamento pertence a Deus. Nossa parte está em apresentar o caminho da salvação, que é Jesus, e sempre exortar e admoestar nossos irmãos, sem acepção. Pois, se virmos alguém no caminho errado e não nos posicionarmos para ajudar, e essa pessoa vier a se perder, o sangue dela poderá ser requerido de nossas mãos. Devemos ser atalaias do Senhor, que avisam quando o pecado é iminente.

    ​Deteste o pecado com todas as suas forças, pois ele é inimigo de Deus. Ainda que sejamos falhos e estejamos sempre aprendendo, devemos diminuir cada vez mais o erro, buscando a santificação para estar perto de Deus. Jesus já rasgou o véu, o Santo dos Santos está disponível para nós, mas não devemos entrar em Sua presença em pecado. Arrependa-se, busque Jesus e o Espírito Santo, e você verá a face de Deus através de Sua Glória.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A prática das graças cristãs.

    A palavra de Deus em 2 Pedro 1:5-8 fala sobre mais algumas características que o cristão deve levar consigo, sendo elas: a fé, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade e o amor. O Apóstolo Pedro também diz que, associando todas estas características, o cristão não é nem inativo, nem infrutuoso no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

    ​Quando buscamos Jesus de todo o nosso coração e com toda a humildade, nos humilhando aos pés de nosso Senhor, automaticamente essas características passam a fazer parte da nossa vida, pois recebemos o Espírito Santo de Deus.

    ​A fé em Cristo deve ser praticada a todo momento; as virtudes, que são a conformidade com o bem, devem fazer parte das nossas vidas; o conhecimento da palavra deve ser alimentado diariamente; o domínio próprio é característica vital para todos nós; jamais devemos desistir, pois temos a perseverança conosco; a piedade deve ser praticada com boas obras, assim como a fraternidade; e, por último, aquilo que para Deus e para nós é um bem preciosíssimo: o amor.

    ​O amor é um sentimento do qual o cristão não pode viver sem. O amor transcende todas as barreiras, quebra o jugo desigual, não faz acepção de pessoas. Ame, não só aqueles que são bem próximos de você, mas ame toda a criação de Deus. No amor não existe orgulho, não existe avareza, não existe maldade, não existe diferença. Busque, pratique e seja cheio do amor de Deus.

    ​Às vezes procuramos a felicidade em tantas outras coisas como em bens materiais, em paixões passageiras, em reconhecimento, naquilo que satisfaz a nossa carne, mas a verdadeira felicidade está em Cristo. Essa felicidade não requer nenhum sacrifício, apenas a fé em Jesus Cristo. Busque-o a todo momento e você verá a transformação imediata em sua vida.

    Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A vida cristã.

    A palavra de Deus em 1 Pedro 5:6-9 traz grandes conselhos sobre a vida cristã. O Apóstolo Pedro reforça aos irmãos a importância de se humilhar perante Deus para que Ele possa nos fortalecer. Quando falamos de nos humilhar perante Deus, significa se esvaziar de tudo aquilo que temos e somos para que Deus possa nos preencher com seu Espírito Santo. É buscar Deus com um coração arrependido, um coração humilde que reconhece o senhorio de Jesus Cristo, um coração disposto a obedecer e a mudar.

    ​Pedro também nos aconselha a lançar nas mãos de Deus todas as nossas ansiedades. A ansiedade é um sentimento natural de nervosismo, medo ou preocupação que tem tirado a paz de muitas pessoas. É um sentimento que corrói toda nossa estrutura e, quando em excesso, traz resultados muito prejudiciais às nossas vidas. Ao colocarmos nossas ansiedades na mão de Deus, estamos entregando ao Dono de tudo e de todos o curso das nossas vidas, e todo medo e ansiedade são expulsos, dando lugar à paciência e à coragem de Deus.

    ​Pedro nos alerta também sobre o inimigo de nossas almas, que anda em derredor, procurando brechas para nos atacar, mas através de nossa fé em Cristo, somos protegidos por Aquele que venceu, vence e vencerá esse inimigo.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. Busque a face do Espírito Santo, humilhe-se perante Deus, através da fé em Jesus Cristo, e receba uma vida plena, sem ansiedades, sem medo, com a certeza da vitória e a garantia do prêmio maior: a salvação em Cristo.

    ​A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Os dois caminhos.

    Vemos na palavra de Deus, em Tiago 4:7-8, um grande ensinamento sobre quem devemos buscar e a quem devemos resistir. Esse capítulo fala também sobre a origem das contendas: os prazeres que militam em nossa carne. Tiago também escreve que aquele que quer ser amigo do mundo é inimigo de Deus.

    ​A palavra de Deus em Mateus 6:24 diz: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro". Assim, não podemos viver divididos entre os prazeres da carne e a vida com Jesus.

    ​O "resistir ao diabo" significa dizer não a toda tentação que provém do inimigo, na carne. A tentação não é provocada por Deus, mas pelo inimigo, que sabe onde somos fracos e sempre nos colocará em situações em que devemos resisti-lo. Porque, se abrimos uma brecha para ele entrar, o pecado acontece, e sabemos que o salário do pecado é a morte.

    ​Resista sempre, diga não aos convites que levam ao pecado, busque sempre estar longe daquilo que o afasta da vontade de Deus, não brinque achando que podemos transitar entre o pecado e a santidade, pois Deus não se agrada de um coração dividido.

    ​Se hoje você se encontra dividido entre Deus e os prazeres da carne, busque forças através da oração, da leitura da palavra e da comunhão. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A Fé.

    A Palavra de Deus em Hebreus 11:1-3 fala sobre a fé: um grande fundamento, uma ação, algo sobrenatural que transcende todas as barreiras físicas e espirituais.

    Sabemos que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. A fé é a certeza de receber algo que ainda não foi concebido fisicamente, mas que foi gerado em nosso interior, e é o que nos motiva a conquistar.

    Jesus nos ensinou que se tivermos a fé do tamanho de um grão de mostarda, moveremos montanhas. E assim é. Existem vários relatos na Bíblia sobre homens e mulheres de fé que conquistaram grandes coisas que aos olhos humanos seriam impossíveis. Em nosso dia a dia, vemos pessoas curadas, vidas transformadas, casamentos reconciliados, tudo através da fé em Jesus Cristo.

    A fé é a ação que nos leva a Deus através da graça que nos foi proposta, e ela precisa ser exercitada, treinada e praticada. Muitas vezes a insegurança, a dúvida, a fraqueza espiritual, vêm com o intuito de abalar a nossa fé. Não permita essa situação. Creia em Jesus Cristo, exercite a sua fé, creia na sua cura, na sua salvação, no conserto de seu casamento, na conquista de seu sonho. Deus é fiel para cumprir.

    Nosso dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O acesso dos cristãos à presença de Deus.

    A palavra de Deus em Hebreus 10:19-23 resume todo o processo de Deus para que fôssemos habilitados a estar mais perto de sua presença.

    ​Na época de Moisés, vivíamos sob a Lei Mosaica, escrita por Moisés e transmitida por Deus. O tabernáculo tinha algumas repartições onde apenas homens santificados, como o sacerdote, poderiam entrar. Os pecados daquelas pessoas eram perdoados através de holocaustos de animais puros e através da aspersão do sangue destes animais. A entrada no Santo dos Santos, onde a glória de Deus estava presente, era permitida apenas ao sacerdote, e este tinha que se purificar para que não fosse consumido por Deus. Além disso, havia um grande véu, espesso, que separava o Lugar Santo do Santo dos Santos.

    ​Deus tinha um plano perfeito para todos nós, e cada vez mais vejo o quanto o seu amor é infinito e incondicional. O que antes era feito e habilitado apenas ao sacerdote, hoje está habilitado para nós através de nosso grande sacerdote, nosso Senhor Jesus Cristo. Ele veio como sacerdote e como sacrifício pelos nossos pecados. Ele se fez sacrifício, o Seu sangue foi aspergido sobre o nosso templo, Ele rasgou o véu que nos separava do Santo dos Santos, e hoje temos livre acesso através da Fé em Deus. Hoje temos acesso à glória de Deus. O processo de santificação ainda existe, pois devemos estar lavados pelo sangue do cordeiro, ter um coração sincero, ter fé, ser livres de toda má consciência e não vacilar, pois aquele que fez a promessa é fiel para cumprir.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. Busque Jesus Cristo, santifique-se, entre no Santo dos Santos e receba a glória de Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A entrada no descanso de Deus pela fé.

    A palavra de Deus em Hebreus 4:12-13 fala sobre a palavra de Deus, sendo a Bíblia e o Verbo, que é Jesus Cristo, que penetra no mais profundo de nosso ser para discernir os pensamentos e propósitos do nosso coração. Paulo ainda complementa que todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas, nosso Deus todo poderoso.

    ​Os versículos anteriores falam sobre o descanso prometido por Deus e citam o exemplo do povo de Israel no deserto, quando Moisés os conduzia para a terra de Canaã. Vemos que no final desta história, apenas dois homens entraram na Terra Prometida, Josué e Calebe, porque o restante do povo foi desobediente às palavras de Deus.

    ​As boas novas de Deus, com a promessa do descanso ou a salvação, sempre foram pregadas, desde o início da criação, mas a desobediência do ser humano tem os levado a andar como aquele povo de Israel no deserto, em círculos, sem conseguirem alcançar a promessa de Deus.

    ​Muitas pessoas acreditam que as suas obras más estão ocultas aos olhos dos homens, mas aos olhos de Deus nada fica encoberto. Ele sonda todos os corações e dará a cada um a retribuição de suas obras, pois todos havemos de comparecer no julgamento final para, ou entrarmos no descanso de Deus, ou irmos para um lugar de sofrimento, o inferno.

    ​Esforce-se ao máximo e busque a palavra de Deus e Jesus Cristo. Não desanime, não pense que sua vida já está perdida, pois mesmo o ladrão da cruz com todos os seus pecados, antes do último suspiro, se arrependeu verdadeiramente e depois foi achado em glória com Jesus Cristo.

    ​O diabo irá tentar fechar essa porta de acesso à salvação, nos acusando de nossos pecados, mas Jesus Cristo mantém essa porta aberta, através de sua Graça, e nós temos esse acesso através da fé em Deus. Apenas creia.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • As Santas Escrituras.

    Em sua segunda carta a Timóteo, capítulo 3, versículos 16 e 17, o Apóstolo Paulo fala sobre a importância da Escritura e os efeitos que ela produz naqueles que, com direção e discernimento, a buscam incessantemente.

    ​Paulo diz que toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça. Ele complementa ainda que a palavra de Deus leva o homem à perfeição e à habilitação para toda boa obra.

    ​A palavra de Deus é maravilhosa, sobrenatural, viva, edificante e preciosa. Quando passamos a entender tudo aquilo que foi escrito na Bíblia, vemos realmente o que Paulo diz: toda Escritura é inspirada por Deus. A cada vez que lemos a Bíblia, Deus fala conosco de uma forma diferente. Ensinamentos que jamais foram expostos são transmitidos através da Palavra.

    ​Esse livro, que carrega a história da criação de Deus e o objetivo desta criação, é atemporal. Notamos ensinamentos de Deus na criação de tudo e ensinamentos sobre coisas que ainda nem aconteceram. Como já disse, é um livro sobrenatural, sagrado, que deve ser manuseado com cuidado e atenção.

    ​A Palavra de Deus deve estar conosco o tempo todo. O verdadeiro cristão deve, no mínimo, praticar a leitura da Palavra, a oração e a comunhão com a igreja de Cristo, além das boas obras.

    ​Medite neste livro, inspirado por Deus, de dia e de noite. Há nessas palavras uma sabedoria infinita, que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar. A Palavra está à sua disposição, de várias formas. Busque-a, pois o inimigo não quer que você a conheça, e a armadilha dele é fazer com que você não dê a atenção devida. Que você possa se alimentar dessa Palavra e conhecer a verdade, pois ela liberta e é eficaz.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A igreja de Deus, coluna e baluarte da verdade.

    O Apóstolo Paulo, na carta ao irmão Timóteo (capítulo 3, versículos 14-16), fala sobre a igreja de Deus, que é a coluna e o baluarte da verdade, e aborda também o grande mistério da piedade.

    ​Nessa passagem, Paulo caracteriza a igreja como coluna e baluarte da verdade. Como coluna, a igreja deve sustentar toda a verdade, segundo as palavras de Deus, guiando sempre para o grande exemplo de piedade, manifestado em nosso Senhor Jesus Cristo.

    ​A igreja, como um baluarte (que era uma grande estrutura defensiva de fortificações militares), deve proteger sempre a verdade. Jesus Cristo é a verdade, e o mistério de Sua obra aqui na Terra deve ser protegido fielmente pela igreja de Deus.

    ​Deus enviou seu único Filho para que todos aqueles que nele creem sejam salvos, mediante a fé e a graça divina. Jesus Cristo veio como Deus em forma de homem, para sofrer tudo aquilo que sofremos na carne. Ele foi batizado por João e pelo Espírito Santo, foi visto por anjos após seu sacrifício por todos nós na cruz, recebido em glória, e hoje é pregado no mundo inteiro, a todos, sem acepção.

    ​Existem, e já existiram, muitos grupos que tentam (ou tentaram) distorcer a verdade de Cristo. Esses grupos caem em seu próprio entendimento, esquecendo-se de toda a verdade, pregando aquilo que agrada à carne, e não ao Deus de Israel. Busque sempre a verdade através da palavra de Deus, crendo na Santíssima Trindade e pedindo sabedoria para que as palavras do mundo, que vêm do Maligno, não entrem em seu coração e corrompam a verdade.

    ​Reforçando: Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Existe apenas esse Caminho, não há atalhos. Jesus o espera ao lado de Deus Pai. Busque o Espírito Santo, e Ele o guiará neste Caminho que leva direto para o prêmio mais precioso que o ouro puro de Ofir: a salvação e a vida eterna com Deus. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Diversos preceitos de Deus.

    Vemos na passagem da primeira epístola de Paulo, aos Tessalonicenses, capítulo 5:16-22, alguns preceitos que o Apóstolo deixa aos irmãos.

    ​Paulo diz para que eles se alegrassem, orassem, agradecessem a Deus, não apagassem o Espírito, não desprezassem as profecias, julgassem com justiça, retivessem o que é bom e se afastassem do mal.

    ​Esses são preceitos básicos, que nós, cristãos, devemos exercer e continuar exercendo até a volta de Cristo.

    ​O cristão deve viver em alegria, é claro que teremos momentos de tristeza também, mas na maior parte das nossas vidas devemos estar alegres, felizes, porque Deus nos dá a oportunidade a cada manhã de poder respirar em um planeta onde Deus fez tudo perfeito. A imperfeição foi causada pelo homem.

    ​A oração deve ser praticada constantemente. O cristão que não ora, não cresce. A oração é a chave que abre as portas do céu e habilita a comunicação com a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

    ​Faça tudo dando graças a Deus, seja na alegria, seja na tristeza, pois aquele que é fiel no pouco também o será no muito.

    ​Não despreze as profecias. Tudo vem de Deus. Tenha sabedoria e discernimento para distinguir os verdadeiros dos falsos profetas.

    ​Busque sempre o crescimento no Espírito Santo, santificando-se e pedindo porção dobrada ao nosso Senhor Jesus.

    ​Julgue, quando necessário e se for da vontade de Deus, com justiça. Não faça julgamento desigual, não faça acepção de pessoas.

    ​Por fim, faça o que é bom. Afaste-se do mal. Resista ao diabo e ele fugirá de vós. Somos salvos mediante a graça de Deus para executarmos boas obras e não as más.

    ​Que a graça, a glória, a unção e a presença do Espírito Santo sejam sobre a sua vida. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Faça tudo em nome de Jesus Cristo.

    O Apóstolo Paulo, na carta aos Colossenses, capítulo 3, versículo 17, resume todo o capítulo 3, dizendo que tudo aquilo que fizermos, seja em palavras ou em ações, devemos fazer em nome de Jesus Cristo, dando por Ele graças a Deus Pai.

    ​Nos versículos anteriores, Paulo mostra as virtudes que devem ser cultivadas, como: santidade, amor, misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade, perdão, conselho, sabedoria, conhecimento da palavra e louvor a Deus. Tudo isso deve ser exposto, seja pelo exemplo das suas ações ou pelas suas palavras.

    ​Muitas vezes achamos que devemos ser assim apenas quando estamos dentro da igreja, ou em alguma situação em que estamos juntos dos irmãos em Cristo. Como Paulo disse, Jesus Cristo deve ser exposto em tudo aquilo que fazemos, seja no trabalho, no futebol, na academia, nas reuniões de amigos e familiares, nas escolas e faculdades, nos momentos de festa e, ainda mais, nos momentos em que ninguém vê o que fazemos, pois, agindo assim, sempre buscaremos agradar a Deus, e não ao homem.

    ​Nossas palavras e nossas ações devem, a todo momento, provar a nossa verdadeira conversão a Jesus Cristo. Não faça nada que agrade ao homem, mas desagrade a Deus, pois maior é o nosso Senhor, e Ele sonda todos os nossos corações.

    ​Nunca vi um justo mendigar o pão, e nunca vi um justo diante de Deus viver na tristeza. Às vezes comparamos o "ser muito abençoado" com a quantidade de bens que a pessoa tem. Não é isso. O valor está nas coisas mais simples, no sorriso, na alegria, na paz de espírito. Isso sim é ser abençoado.

    ​Que as nossas palavras e ações possam mostrar que Jesus Cristo vive em nós. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A soberana vocação.

    Na palavra de Deus em Filipenses 3:12-14, o Apóstolo Paulo nos dá um grande exemplo de determinação e foco, reforçando que não olhava para trás, mas avançava com fé para o alvo que é Jesus Cristo e a salvação.

    ​Quando focamos muito no passado e como éramos, ou relembramos momentos ruins, bate uma tristeza ou até mesmo vêm sobre a nossa mente acusações de como falhamos, mas sabemos que tudo isso são armas do inimigo para tentar desviar o nosso foco de Cristo.

    ​A partir do momento em que aceitamos Jesus Cristo, é passada uma borracha no nosso passado, nos pecados que cometemos, e iniciamos uma nova página nas nossas vidas. Os novos capítulos da nossa vida serão escritos de acordo com as nossas atitudes em Cristo; se de fato seguirmos Jesus Cristo verdadeiramente, serão capítulos de alegria e felicidade. É claro que novos desafios virão, mas venceremos todos em nome de Cristo.

    ​Siga para o alvo da salvação, buscando sempre se encher mais da presença de Deus. Não desanime. Não coloque seu foco nos problemas, mas na solução, e a solução vem de Cristo. A salvação é individual, por isso se esforce em organizar a sua vida para depois ajudar o próximo.

    ​Não se perca na sua jornada. Quando estiver em dúvida, fraco na fé ou desanimado, entre no secreto, coloque diante de Jesus Cristo os seus problemas e Ele te fortalecerá. Prossiga para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Lembre-se: seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Sede imitadores de Deus.

    A palavra de Deus em Efésios 5:1-2, nos exorta a sermos imitadores de Deus, praticando o amor assim como nosso Senhor Jesus Cristo nos amou e se entregou por nós.

    ​Nos versículos anteriores, no final do capítulo 4, o Apóstolo Paulo escreve várias exortações referente a santidade. Sabemos que apenas um, Jesus Cristo, foi santo, puro, sem pecado, mas devemos buscar sempre estar mais próximos da santidade, ainda que sejamos falhos e pecadores.

    ​Devemos deixar a mentira, a ira, o furto, as palavras sujas, a amargura, a gritaria, as blasfêmias, a fúria, a impureza, e tudo aquilo que não vêm de Deus e buscar sermos melhores todos os dias.

    ​Às vezes é muito difícil vencermos essas características devido às situações do dia a dia, mas devemos nos esforçar, lutando fortemente contra a carne, para não darmos lugar ao diabo.

    ​O inimigo das nossas almas é astuto e planeja a todo momento entrar em nossas vidas através das brechas que damos a ele. Seja forte, lute não só com a sua força mas com a força de Deus.

    ​Ore a Deus e peça para que a cada dia ele te faça melhor, enchendo seu coração de amor, humildade, misericórdia, justiça, temperança, domínio, e do Espírito Santo de Deus.

    ​Não é uma receita simples, mas quando pedimos ajuda de Deus, as coisas se encaixam e melhoramos, crescemos e continuamos firmes na carreira que nos foi proposta. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A lei da semeadura.

    ​A palavra de Deus, escrita na epístola de Paulo aos Gálatas, capítulo 6:7-8, fala sobre a lei da semeadura. Paulo diz que aquilo que o homem semear, isso também colherá. Se semearmos coisas da carne — como traição, prostituição, roubos, corrupção, maldade, ira, inimizades, discórdias, facções e dissensões — colheremos todos os frutos provenientes disso e, tenha certeza, ainda em vida.

    ​Aquele, porém, que semeia as coisas do Espírito Santo — como amor, alegria, paz, bondade, fidelidade, perdão, amizade, humildade, respeito, cuidado e carinho — colherá a vida eterna em Jesus Cristo.

    ​Em nossa caminhada, sempre notamos pessoas que fizeram coisas que não agradaram a Deus e cuja colheita foi muito triste. Pessoas que passam a vida inteira enganando homens e mulheres, mas esquecem que não há como se esconder de Deus. Adão e Eva, logo após comerem do fruto proibido, esconderam-se de Deus, mas Ele já sabia o que havia acontecido, pois Deus sonda o meu e o seu coração. Não devemos achar que a nossa aparência irá esconder aquilo que fazemos de errado. Paulo diz: "De Deus não se zomba."

    ​Um dos erros mais catastróficos do ser humano é achar que, semeando atitudes erradas perante Deus, colherá frutos bons; isso jamais acontecerá.

    ​Saiba que a graça de Deus nos habilita a nos arrependermos dessas sementes ruins que foram plantadas. Arrependa-se enquanto há tempo, confesse seus pecados a Deus, endireite os seus caminhos. Deus não quer perdê-lo, e haverá uma imensa alegria nos céus quando você O aceitar de todo coração.

    ​Seu dia já está abençoado. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O espinho na carne.

    Na palavra de Deus, em 2 Coríntios 12:9-10, o Apóstolo fala sobre um "espinho" na sua carne, para que ele não se ensoberbecesse devido às revelações de Deus para com ele.

    Paulo já havia pedido a Deus, três vezes, para que essa fraqueza fosse tirada dele, mas o Senhor lhe responde, dizendo que a graça de Deus era suficiente para Paulo. Deus ainda fala a Paulo que o poder dEle se aperfeiçoa na fraqueza.

    ​O final desta passagem reforça que, quando Paulo estava fraco, então ele era forte. Ou seja, nos momentos de dificuldade, dor e aflição, a graça de Deus sobre Paulo o mantinha ainda mais forte.

    ​Nas nossas vidas é também desta forma. Notamos que, todas as vezes que vencemos provações ou tentações, ficamos mais fortes em Cristo e vamos criando experiências que nos fazem ter ainda mais fé e confiança em Deus. Acredito que todos nós temos "espinhos na carne", assim como Paulo, e isso é o que nos faz sempre lembrar que somos fracos, pecadores e totalmente dependentes de Deus.

    ​Paulo, em suas epístolas, sempre falava de não se vangloriar, buscando sempre o crescimento do próximo, muitas vezes dando o exemplo de que era necessário que ele sofresse tudo para que, através dele, o amor de Cristo pudesse fluir e transbordar nas pessoas a quem ele pregava o evangelho.

    ​Que possamos usar esse exemplo de Paulo, de sempre pregar o evangelho de Cristo e, quando necessário, sofrer tudo aquilo que vai contra Deus, para que o amor dEle possa crescer em nossos irmãos. Saiba que, sendo um discípulo de Cristo, quando estiver fraco, Deus lhe dará forças para vencer e você sairá de todas as lutas ainda mais forte. Apenas creia que tudo é possível àquele que crê no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Nossa casa terrestre e a celestial.

    A palavra de Deus em 2 Coríntios 5:1-3 fala sobre a nossa casa terrestre e a nossa casa celestial. Neste contexto, o Apóstolo Paulo usa o nome "casa" para se referir ao nosso corpo, à nossa carne.

    ​Paulo reforça que sofremos na carne com o único intuito de obter uma nova casa celestial, na morada do Altíssimo, ao lado de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    ​Sabemos que aqueles que andam com Cristo são vivificados no Espírito, mas também sabemos que a nossa carne é fraca. Quando dizemos isso, referimo-nos às tentações e aos pecados provenientes da carne. Se não tivermos domínio próprio sobre os nossos desejos carnais, daremos brechas à prostituição, às pornografias, às bebedices, às invejas, ao orgulho, aos vícios, à raiva, à ira, às facções e dissensões, além de outros frutos da carne.

    ​Todos os dias temos que lutar contra todos estes desejos que tentam nos tirar da presença de Deus. Temos que ser fortes, pedindo a Jesus Cristo que nos dê forças para vencer todas as nossas vontades e não perder esse acesso à Glória de Deus.

    ​Toda essa luta contra a carne é recompensada com o prêmio mais valioso de todo o universo: a salvação e a morada na casa de Nosso Pai, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.

    ​Nada justifica perder a presença de Cristo. Nenhum valor monetário, nenhuma riqueza material, nenhuma paixão momentânea. Nada nos afastará do amor de Cristo. Seu dia já está abençoado por Deus. Busque sempre o domínio próprio, pois através dele e do Pai, do Filho e do Espírito Santo venceremos a corrida que nos foi proposta. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O propósito e efeito das aflições.

    Na palavra de Deus em 2 Coríntios 4:16-18, o Apóstolo Paulo, em sua carta aos irmãos de Corinto, mostra os propósitos e efeitos das aflições que aqueles que pregam o evangelho de Cristo carregam.

    ​Paulo inicia o capítulo dizendo: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós". Ele complementa no versículo 10: "levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo".

    ​O nosso exterior, o físico, é corrompível e, devido às diversas leis da natureza e aos efeitos de nosso sistema solar, ele suporta entre 70 e 100 anos e, em alguns casos, um pouco mais.

    ​Já o nosso interior, o espiritual, não se envelhece quando praticamos tudo aquilo que Jesus nos ensinou. Nosso espírito se renova dia após dia e, após cada tribulação ou provação, esse espírito se torna mais forte e confiante em Cristo Jesus. Quando olhamos para os profetas e homens de Deus da Bíblia, todos tinham uma força espiritual enorme e, mesmo em idades avançadas, conquistavam feitos maravilhosos — é claro, graças a Deus.

    ​Quando praticamos a nossa fé, o impossível aos olhos do homem se torna possível. Já ouvi tantos testemunhos inacreditáveis de pessoas de fé e oração, e isso só autentica a fé genuína que devemos ter em Deus, através de Jesus Cristo e do Espírito Santo.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. Continue firme no propósito de Jesus de ganhar almas para o Senhor. Se você está em um momento de fraqueza espiritual, ore a Deus e peça que Ele te fortaleça. A oração e a fé têm poderes inimagináveis. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O Amor.

    A palavra de Deus, em 1 Coríntios 13:13, fala sobre o amor. O Apóstolo Paulo reforça aqui que, entre a fé, a esperança e o amor, o amor é o maior destes sentimentos.

    ​Nosso Senhor Jesus já nos disse que o mandamento principal é Amar a Deus sobre todas as coisas, e o segundo mais importante seria: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    ​Sabemos que o amor é benigno, não arde em ciúmes, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    ​Vemos nos dias de hoje o quanto o amor de muitos tem se esfriado. Acredito que a principal causa disso seja o orgulho. Somos treinados desde nossa infância a correr atrás de nossos próprios objetivos e, quando fazemos isso esquecendo dos dois principais mandamentos, certamente teremos uma grande decepção. Por falta de entendimento, acabamos colocando muitos de nossos objetivos no lugar de Deus, e não perguntamos a Ele se, de fato, o nosso objetivo é o objetivo dEle.

    ​Outra coisa é que, para alcançarmos nossos objetivos, muitas vezes passamos por cima do segundo principal mandamento: o amor ao próximo. Nos dias de hoje, vemos casamentos sem amor, falta de amor entre pais e filhos, falta de amor com amigos e colegas, falta de amor com nosso próprio Deus. Sem o amor, sabemos que é impossível agradar a Deus.

    ​No filme Interestelar, a Dra. Brand diz a seguinte frase: "O amor é a única coisa que somos capazes de perceber que transcende as dimensões do tempo e do espaço". Eu acredito que o amor é a chave para todas as barreiras físicas e espirituais. Se o amor de fato fosse comum a todos os seres humanos, certamente não haveria o dilúvio, certamente não haveria guerras, facções, dissensões; não seríamos tão ruins a ponto de exterminar a nossa própria raça.

    ​Esforce-se para amar segundo Jesus Cristo nos ensinou. Quando Ele estava na cruz, Ele disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem". Essa é uma demonstração infinita do amor que Ele tinha por nós. Mesmo sendo massacrado por nós, demonstrou seu amor por mim e por você.

    ​Seu dia já está abençoado por Deus. Ame a todos como Jesus nos amou. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A corrida para salvação.

    Vemos na palavra de Deus, em 1 Coríntios 9:24-27, o Apóstolo Paulo comparando a corrida para salvação com a corrida que os atletas faziam na Grécia Antiga.

    Paulo explica que muitos atletas corriam, mas que apenas um levava o prêmio. Sabemos que quem é ou quer se tornar um atleta de alto rendimento, deve se cuidar, tem que ter disciplina, domínio próprio, foco, concentração e jamais desistir. Assim também é na corrida para salvação, nosso objetivo principal. Sabemos que sem disciplina, esforço, foco, treinamento, perseverança, cuidado físico e mental, domínio próprio, dificilmente alcançaremos o prêmio que Jesus Cristo nos propôs.

    Paulo ainda fala que corre, não sem meta, lutando, sem desferir golpes no ar. Ele refere-se à luta contra a carne, que é uma luta diária, que acontece a todo momento, a todos, sem exceção, e que deve ser levada a sério, pois o pecado nasce nas pequenas brechas. Há uma luta espiritual que acontece em nós, onde o maligno tenta a todo momento nos tirar do foco, nos distrair, tirar a nossa atenção da nossa meta que é Jesus Cristo e a nossa salvação.

    Devemos sim cuidar do nosso corpo e da nossa mente, e também devemos cuidar da nossa vida espiritual com Deus. Estude a palavra de Deus na Bíblia, peça para que o Espírito Santo te conduza no entendimento, faça suas orações diárias a Deus, esteja em comunhão com os irmãos nas igrejas e nas casas, busque o batismo de Jesus e do Espírito Santo, vigie, lute contra os desejos da carne, esforce-se para cumprir a jornada e receber o prêmio da salvação. No final você dirá: Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

    Seu dia já está abençoado. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O Poder da Escolha Diária: Um Chamado à Reflexão.

    A vida humana, desde a fundação, é definida pelo ato da escolha. Entendemos que o maior equívoco da humanidade não foi uma guerra ou um desastre, mas sim a decisão primordial de rejeitar o caminho do amor e da obediência a Deus, buscando em nós mesmos a fonte de nossas vontades.

    Reconhecer que Deus é soberano e Sua justiça é perfeita nos convida a reavaliar nossos atos diários. Cada manhã, somos confrontados com a mesma encruzilhada de Adão e Eva: seguiremos a bússola da nossa própria vontade ou nos realinharemos com os comandos do Criador?

    As consequências do erro original são evidentes no caos e na dor do mundo, mas o caminho da redenção está sempre aberto. A reflexão diária não deve nos levar ao desespero pela falha passada, mas à motivação para escolhermos a retidão no presente.

    A Verdade Reorientadora:

    * A Origem da Escolha:

    > "Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição. Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos, e guardem os seus mandamentos, decretos e leis."

    > — Deuteronômio 30:15-16a

    ‍ ‍

    ‍ ‍Reflexão: Esta passagem ressalta que o caminho da vida e da bênção está intrinsecamente ligado ao mandamento de amar a Deus e andar em Seus caminhos. Nossos atos diários são a prova de qual das opções escolhemos trilhar. A motivação surge da promessa de prosperidade, que é a harmonia com o plano divino.

    * O Reflexo da Soberania no Diário:

    > "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

    > — Romanos 12:2

    ‍ ‍ Reflexão : O erro humano nos leva a nos conformar com o "padrão deste mundo"—o reflexo das vontades humanas desenfreadas. A motivação aqui é a transformação. A renovação da nossa mente é o trabalho diário de alinhar nossas decisões (nossa "escolha") à vontade de Deus, que é o padrão perfeito de justiça e amor.

    * A Ação do Amor Como Resposta:

    > "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos."

    > — João 14:15

    ‍ ‍

    ‍ ‍Reflexão: Esta é a síntese. Não se trata de uma obediência cega, mas de uma obediência motivada pelo amor. O ato de amar a Deus se manifesta na obediência prática aos Seus comandos. Se o maior erro foi a rejeição do amor divino, a maior e mais poderosa reparação em nossos atos diários é o retorno a esse amor, comprovado em nossas escolhas de fazer o que é justo e reto.

    Que a cada decisão — no trabalho, na família, nas pequenas interações — possamos lembrar-nos de que estamos constantemente escolhendo entre a nossa vontade e a vontade soberana de Deus, buscando sempre o caminho que reflete Seu amor e Sua perfeita justiça.

    by Pablo Silva.

  • O templo do Espírito Santo.

    A palavra de Deus em 1 Coríntios 6:19-20 fala sobre o nosso corpo, que é templo do Espírito Santo. Neste capítulo da epístola de Paulo à igreja em Corinto, Paulo fala sobre os pecados que impossibilitam a entrada no Reino de Deus.

    ​Nos versículos 9 e 10, Paulo diz: "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas."

    ​Deus enviou seu Filho amado, Jesus Cristo, para nos comprar de todos esses pecados e nos habilitar a entrar no Reino de Deus pela sua Graça, através da fé. Se você comete ou cometeu alguns destes pecados, creia que a Graça ainda está disponível para você. Arrependa-se dos seus pecados, confesse Jesus como seu Salvador, procure uma igreja, pratique a oração, busque a Palavra de Deus e o seu Espírito Santo.

    ​Se você já é convertido e tem pendido para o pecado, reconcilie-se com Deus, peça forças a Deus para vencer as fraquezas da carne. Você é capaz de vencer as guerras espirituais. Não desanime, esforce-se ao máximo, dê o seu melhor como se estivesse a ponto de morrer, pois quando morremos para o pecado, nascemos para Deus.

    ​Seu dia já está abençoado. A paz seja sempre convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A Lei e a Graça.

    Na epístola de Paulo aos Romanos, vemos uma detalhada explicação sobre a lei e a graça de Deus. A lei descrita nesta epístola refere-se à Lei Mosaica, instituída por Deus, por meio de Moisés e dos 10 mandamentos. A Lei Mosaica não tinha como objetivo salvar a humanidade. Seu propósito principal é, na verdade, expor o problema do pecado. Sabemos que ninguém é capaz de cumprir a Lei perfeitamente, a não ser Jesus Cristo, porque somos falhos e pecadores.

    ​A graça é a resposta de Deus ao problema que a Lei expôs. A graça de Deus é um favor imerecido, concedido [ou dado] pelo nosso Pai, para que através de Jesus Cristo fôssemos salvos.

    ​O acesso à graça de Deus não é pelas obras, mas sim pela fé em Jesus Cristo, reconhecendo todo o seu sofrimento por nossas vidas.

    ​É claro que, apesar de estarmos debaixo da graça de Deus, não somos habilitados a pecar à vontade. Ao reconhecermos Jesus como o caminho da graça de Deus, somos libertos do pecado, e todo o Velho Homem deve morrer, dando vida a uma nova pessoa que busca sempre não pecar.

    ​Tenha ciência de que pela graça somos salvos mediante a fé em Jesus Cristo. Quando entendemos esse propósito, buscamos sempre a santificação e o favor de Deus sobre as nossas vidas. Lembre-se: a graça de Deus não exclui a Lei Mosaica; ela capacita o cristão, através do Espírito Santo, a cumpri-la. A obediência à lei, agora, não é uma tentativa de merecer a salvação, mas sim uma resposta de gratidão pela graça imerecida. Seu dia já está abençoado por Deus. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • A carne e o espírito.

    A palavra de Deus, na carta do Apóstolo Paulo à igreja em Roma, capítulo 8:5-6, fala sobre a diferença daqueles que vivem para a carne e aqueles que vivem para o Espírito.

    Sabemos que aqueles que conhecem a palavra de Deus e continuam vivendo para a carne não herdarão o reino de Deus, conforme escrito em Gálatas 5:21.

    Quando reconhecemos Jesus como nosso Salvador, a nossa carne, ou aquilo que pende para as coisas carnais, é crucificada na cruz, com as nossas paixões e concupiscências.

    É hipocrisia confessarmos o nome de Jesus e continuarmos praticando os frutos da carne.

    Vemos alguns líderes religiosos nos dias de hoje normalizando alguns frutos da carne, visando sempre agradar ao povo e desagradar a Deus. São guias de cegos. Sabemos que aquele que faz pecar um filho de Deus será ainda mais cobrado.

    Pode ser que pareça um pouco pesado, mas se olharmos para um dos heróis da fé, chamado Jônatas Edwards, que pregou o sermão "Pecadores nas mãos de um Deus irado", isso é pouco. Naquela época, após o término do sermão, homens e mulheres gritavam de sofrimento devido ao peso que aquele sermão trouxe para eles.

    Seu dia já está abençoado. Não normalize aquilo que Deus nos ensinou. A vida com Jesus Cristo não é um jogo onde você pode servir à carne e ao Espírito ao mesmo tempo sabendo de seus efeitos. Aceite Jesus, arrependa-se dos seus pecados, se esforce para pecar menos, busque o Espírito Santo, ore e vigie. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. A Paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O dia vêm.

    Na passagem da carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, 13:11-14, vemos uma exortação sobre a proximidade do dia em que nosso Senhor Jesus voltará juntamente com todo o reino de nosso Pai, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.

    ​Paulo nos exorta a acordar, a deixar as obras das trevas, a deixar as obras da carne e suas obras más. Ele nos estimula a nos revestirmos das armas da luz, a andar dignamente, buscando cada vez mais a presença de nosso Senhor Jesus Cristo.

    ​A humanidade está se desenvolvendo de forma exponencial e sabemos, por tudo que vem acontecendo, que o dia da volta do reino de Deus está perto. Devemos, neste momento, nos aplicar ainda mais ao jejum, à oração, à leitura e entendimento da palavra e à busca pelo Espírito Santo.

    ​Todos os profetas anunciaram tudo o que vivemos até os dias de hoje, e muito ainda vai acontecer. Antigamente, escutava alguns profetas dizendo sobre estes tempos e não acreditava, muitas vezes arrazoando sobre eles. Tudo vem sendo consumado.

    ​É tempo de refletir, olhar para as nossas vidas, analisar se de fato estamos prontos para a salvação ou se devemos realinhar nossas atitudes. Lembre-se: a salvação é individual. Não adianta apelarmos para os santos se não fazemos a nossa parte. Se você estiver em dia com Deus, ajude o máximo de pessoas a encontrar esse mesmo caminho.

    ​Seu dia já está abençoado. Se posicione, onde quer que esteja, sobre a Verdade. A verdade é encontrada em Jesus Cristo, através de sua palavra na Bíblia. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Ciúmes e Contendas.

    Ciúmes e Contendas.

    Vemos na carta do Apóstolo Paulo, aos irmãos em Corinto, no capítulo 3:6-9, um ensinamento sobre as divisões entre os irmãos em Cristo.

    O capítulo inicia falando que os irmãos eram carnais por conta dos ciúmes e contendas que havia entre eles. Alguns diziam ser de Paulo e outros de Apolo, mas tudo isso demonstrava o quanto ainda eram carnais, pois discutiam sobre coisas do homem e não de Deus.

    Paulo afirma que um planta, outro rega, mas quem de fato faz crescer é Deus, ou seja, somos apenas cuidadores da lavoura de Cristo, o milagre do crescimento vem de Deus.

    Podemos notar que quando alguém planta uma semente, ela depende de Deus para germinar, crescer e produzir muitos frutos. Assim é na pregação do evangelho. A semente que semeamos é a palavra de Deus. Quando a palavra encontra um coração disposto a receber Jesus, o Espírito Santo convence a pessoa da conversão, que é o ato de germinar. A pessoa então cresce em Jesus Cristo. Somos responsáveis por essa pessoa, para evitar que as coisas do mundo possam retirar essa pessoa do caminho de Cristo. Depois de madura, essa pessoa que foi firmada em Cristo vai produzir outros frutos para honra e glória de Deus.

    Não devemos ser carnais e nos preocuparmos em gerar ciúmes ou contendas entre os irmãos. Nosso objetivo é comum e simples: pregar o evangelho, fazer discípulos e batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

    Seu dia já está abençoado. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • O evangelho e a fé em Deus.

    A palavra de Deus na carta do Apóstolo Paulo aos Romanos 1:16-17 fala sobre o evangelho de Deus e a fé do justo. Paulo escreve essa carta antes mesmo de visitar Roma, demonstrando o desejo de visitar os irmãos que lá estavam. Nesse período, Roma passava por grandes mudanças políticas, conspirações e perseguições aos Judeus.

    ​Para Paulo, não importava o local, mas sim a demonstração do evangelho de Jesus Cristo, mesmo sabendo que encontraria resistência e, muitas vezes, o julgamento e prisões.

    ​A certeza de Paulo era que se alguém escutasse aquelas palavras de coração aberto seria salvo, pois o evangelho, ou a palavra de Deus, é o próprio poder de Deus. Assim Nosso Senhor Jesus Cristo sempre foi chamado: o Verbo da vida.

    ​A palavra de Deus é santa e poderosa. Quem a maneja e compartilha deve entender o peso e a responsabilidade para que ela seja pregada de forma correta e sempre mostrando a verdade.

    ​Paulo também fala sobre a fé do justo. Nesta palavra (fé), Paulo resume o verdadeiro cristão: aquele que vive pela fé e não pelas circunstâncias.

    ​Seu dia e sua semana já estão abençoados por Deus. Aprenda a viver pela fé e você verá o sobrenatural de Deus sobre a sua vida. Quando aprendemos a depender apenas de Deus, vivemos uma vida de paz, alegria e amor. Sabemos que não estaremos isentos dos problemas, mas de todos eles Deus nos dará o livramento. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.

  • Coragem Paulo.

    A palavra de Deus em Atos 23:11 mostra um momento em que Jesus aparece a Paulo, na fortaleza, onde ele estava encarcerado aguardando julgamento por estar pregando a verdadeira palavra de Jesus Cristo.

    ​As principais acusações contra Paulo eram a de que ele estava profanando o templo; além disso, seus acusadores julgavam a crença em Jesus Cristo como seita e não aceitavam a crença na ressurreição.

    ​Toda perseguição que Paulo praticava antes da conversão, agora estava sendo provada (ou experimentada) por ele.

    ​Tudo isso era plano de Jesus Cristo. Quando Paulo se converteu, nosso próprio Senhor deu como missão a Paulo levar o Seu nome perante gentios e reis, mostrando que importava que Paulo sofresse pelo nome dEle.

    ​Nessa passagem, nosso Senhor estimula Paulo, dando-lhe coragem para que continuasse a sua missão.

    ​Paulo é um grande exemplo, pois confessava o nome de Cristo independentemente de qualquer situação. Ele esteve em vários tribunais sendo julgado pelos homens mais poderosos e conhecedores da Palavra de Deus, mas em nenhum momento negou Jesus Cristo. Assim como ele viu Estevão sendo assassinado pelo nome de Cristo, o qual rendia graças, ele aos poucos participava deste sofrimento, que na verdade estava gerando ainda mais a certeza de que vale a pena sofrer pelo nome de Jesus Cristo.

    ​Seu dia já está abençoado. Confesse o nome de Jesus Cristo através das suas ações, das suas lutas, das suas conquistas, dos seus exemplos. Não se preocupe em agradar as pessoas fazendo as coisas mundanas. Agrade sempre a Cristo, pois é Ele que te levará à vida eterna ao lado do Rei dos Reis. A paz seja convosco. Shalom.

    by André Eduardo Silva.